PREFEITURA MUNICIPAL DE POCINHOS

 

 

 

 

CONCURSO PÚBLICO

ADITIVO

 

 

MANUAL DO CANDIDATO

2006

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calendário de eventos:

 

EVENTO

DATA

 

           

 

 

 

Período de reinscrição

10 de julho a 04 de agosto de 2006 de segunda a sexta-feira.

Horário: das 8:00 às 12:00  horas. E de 14:00 h às 17:00 horas.

Local: Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal.Rua Cônego José Coutinho, 19 Centro, Pocinhos –PB  e

No Escritório da Prefeitura de Pocinhos em Campina Grande.  Rua Major Juliano do Ó, 122 Centro. Campina Grande PB.

 

Entrega dos novos cartões de inscrição

 

21 de agosto a 01 de setembro de 2006

no mesmo horário e local que se efetuaram as inscrições.

Realização das provas escritas

17 de setembro de 2006

Resultado geral das provas

Até o dia 31 de outubro de 2006

 

Maiores Informações no site:

http://www.examesconsultoria.com/


 

 

ESTADO DA PARAÍBA

ADITIVO AO EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO

Prefeitura Municipal de Pocinhos

         O Prefeito Constitucional do município de POCINHOS, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, faz saber a todos quantos o presente Aditivo ao Edital virem ou dele tomarem conhecimento que será realizado neste Município, conforme Portaria instituída e tendo em vista o disposto do artigo 37 da Constituição Federal  c/c as Leis Municipais, através da Exames & Consultorias Ltda, Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos, como também resolve baixar esta RESOLUÇÃO que passa a vigorar como único regulamento deste Concurso Público para o recrutamento e seleção de candidatos aos Cargos de Advogado, Agente Administrativo, Arquivista, Assistente Social, Atendente de Odontologia, Atendente de Farmácia, Auxiliar administrativo, Auxiliar de enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Serviços gerais, Auxiliar de bibliotecário, bioquímico, copeira, Cozinheira, Atendente de Almoxarife, Dentista, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras e Serviços Urbanos, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Ambiental, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta, Gari, Lavadeira, Mecânico, Médico Veterinário, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Orientador Educacional, Pedreiro, Professor Classe A e Professor Classe B, Psicólogo, Psicólogo Educacional, Recepcionista, Servente de Pedreiro, Supervisor Escolar, Trabalhadores de Serviços Gerais, Tratorista e Vigia. O presente Processo Seletivo Externo será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional da Exames & Consultoria Ltda, conforme o processo licitatório e Contrato Estabelecido.

 

 

 

CAPÍTULO I

Dos Cargos e Requisitos

1. O concurso público destina-se ao provimento de vagas no Quadro da Prefeitura Municipal de POCINHOS, sob o Regime Jurídico de Trabalho do Servidor Estatutário e tem a relação dos cargos adiante discriminados.

 

2. A distribuição de quantidade por categorias funcionais e os requisitos mínimos obedecem às seguintes especificações:

 

ATIVIDADES DE NÍVEL OCUPACIONAL DE AUXILIAR OPERACIONAL

 

CARGO

Nº de

Vagas

Requisitos

Remuneração

em R$

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

08 Z. rural

Sem Exigência formal de Escolaridade

350,00

32 Z. Urbana

COPEIRA

06

Idem

Idem

COZINHEIRA

06

Idem

Idem

ELETRICISTA

02

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto e experiência mínima devidamente comprovada

Idem

GARI

01 Z. rural

Sem Exigência formal de Escolaridade

Idem

09 Z. urbana

LAVADEIRA

05

Sem Exigência formal de Escolaridade

Idem

MECÂNICO

01

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto e experiência mínima devidamente comprovada

Idem

MOTORISTA

02 Z. rural

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto e CNH categoria B ou superior

Idem

10 Z. urbana

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

03

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto e CNH categoria E

Idem

PEDREIRO

01 Z. rural

Sem Exigência formal de Escolaridade e experiência mínima devidamente comprovada

Idem

02 Z. urbana

SERVENTE DE PEDREIRO

02 Z. rural

Sem Exigência formal de Escolaridade

Idem

08 Z. urbana

TRABALHADORES DE SERVIÇOS GERAIS

01 Z. rural

Sem Exigência formal de Escolaridade

Idem

05 Z. urbana

TRATORISTA

02

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto e CNH categoria D

Idem

VIGIA

  02 Z. rural

Sem Exigência formal de Escolaridade

Idem

19 Z. urbana

 

 

 

 

GRUPO DE ATIVIDADES DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO

 

 

 

CARGO

Nº de Vagas

Requisitos

Remuneração

em R$

AG. ADMINISTRATIVO

02 Z. rural

Possuir Ensino Fundamental completo

350,00

13 Z. urbana

ARQUIVISTA

02

Possuir o Ensino Médio Completo

350,00

ATENDENTE DE ODONTOLOGIA

 

01 Z. rural

Possuir Ensino Fundamental completo

350,00

04 Z. urbana

ATENDENTE DE FARMÁCIA

02

Possuir o Ensino Médio Completo

Idem

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

02 z. rural

Possuir Ensino Fundamental completo

Idem

18 z. urbana

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

02 z. rural

Ensino Médio Completo e Curso na área

Idem

23 z. urbana

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

05

Ensino Médio Completo

Idem

AUXILIAR DE ODONTOLOGIA

01 Z. rural

Ensino Médio Completo com curso técnico na área

Idem

04 Z. urbana

AUXILIAR DE BIBLIOTECÁRIO

02

Ensino Médio Completo

Idem

ATENDENTE DE ALMOXARIFADO

06

Ensino Médio Completo

Idem

FISCAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

01 Z. rural

Ensino Fundamental Completo

Idem

01 Z. urbana

FISCAL DE TRIBUTOS

02

Ensino Fundamental Completo

Idem

FISCAL DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL

02 Z. rural

Ensino Fundamental Completo

Idem

08 Z. urbana

FISCAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

02

Ensino Fundamental Completo

Idem

RECEPCIONISTA

05

Ensino Médio Completo

Idem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO DE ATIVIDADES DO MAGISTÉRIO

 

CARGO

Nº de vagas

Requisitos

Vencimento Inicial em R$

Professor Classe A-I

(Polivalente)

15 z. rural

Curso Normal Pedagógico, Logus II ou equivalente ou Lic. Plena em Pedagogia com habilitação em ensino de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental

516,87

35 z. urbana

Professor (Licenciatura Plena) nas seguintes disciplinas:

Português – 09 vagas

Matemática – 05 vagas

Ciências – 07 vagas

Inglês – 04 vagas

Educação Física - 06 vagas

História – 10 vagas

Geografia – 10 vagas

Química – 03 vagas

Física – 03 vagas

Biologia – 03 vagas

 

60

 

Curso Superior em Licenciatura Plena com habilitação específica

516,87

SUPERVISOR ESCOLAR

 

 

ORIENTADOR ESCOLAR

03

 

 

03

Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação específica

516,87

 

GRUPO DE ATIVIDADE DE NÍVEL SUPERIOR

CARGO

Nº de

Vagas

Requisitos

Remuneração

em R$

ADVOGADO

02

Curso Superior em Direito e inscrito no conselho profissional

600,00

ASSISTENTE SOCIAL

06

Curso Superior em Serviço Social e inscrito no conselho profissional

Idem

BIOQUÍMICO

04

Curso Superior em Bioquímica e inscrito no conselho profissional

Idem

DENTISTA

01 Z. rural

Curso Superior em Odontologia e inscrito no conselho profissional

Idem

01 Z urbana

ENFERMEIRO

02

Curso Superior em Enfermagem e inscrito no conselho profissional

Idem

ENGENHEIRO CIVIL

01

Curso Superior em Engenharia e inscrito no conselho profissional e inscrito no conselho profissional

Idem

FISIOTERAPEUTA

04

Curs. Sup. Fisioterapia e inscrito no conselho profissional

Idem

MÉDICO VETERINÁRIO

02

Curso Superior em Medicina Veterinária e inscrito no conselho profissional

600,00

PSICÓLOGO

03

Curso Superior em Psicologia/ Formação de Psicólogo e inscrito no conselho profissional

Idem

PSICÓLOGO EDUCACIONAL

02

Curso Superior em Psicologia com habilitação na área e inscrito no conselho profissional

Idem

 

 

3. As vagas aos cargos previstos no item 2 deste Capítulo serão  preenchidas nas localidades das zonas urbana e rural de acordo com as necessidades da Administração Pública Municipal.

 

4. A experiência mínima devidamente comprovada exigida como requisito de determinados cargos far-se-á mediante cópia autenticada de portaria de nomeação ou designação ou  cópia autenticada da carteira de trabalho.

 

5. As atribuições, remunerações e jornada de trabalho dos supracitados cargos, obedecem às determinações constitucionais e conforme as Leis Ordinárias vigentes.

 

CAPÍTULO II

Das Reinscrições ao Concurso Público

 

1.  Período: 10 de julho a 04 de agosto de 2006 de segunda a sexta-feira.

de segunda a sexta-feira.

Local: Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal. Rua Cônego José Coutinho, 19 Centro, Pocinhos –PB  e no Escritório da Prefeitura de Pocinhos em Campina Grande.  Rua Major Juliano do Ó, 122 Centro. Campina Grande PB. (nos dias úteis) .

Horário: de 8:00h às 12:00h e de 14:00h às 17:00 horas.

 

2. Apenas os candidatos já inscritos poderão fazer a sua reinscrição, ficando determinado que não poderá haver alteração quanto ao cargo ao qual se inscreveu anteriormente.

 

3. São condições de inscrição: Já ter efetuado a inscrição anteriormente, ser brasileiro; possuir no ato de inscrição, idade mínima de 18 anos.

3.1 Não haverá recolhimento de quaisquer valores no ato da inscrição, ficando o candidato isento de outro pagamento de inscrição.

4. Não pertencer aos quadros da Exames & Consultorias Ltda, empresa responsável pela organização do presente Concurso.

4.1. Possuir na data da inscrição requisito mínimo exigido para o cargo pretendido, conforme o Capítulo I do presente edital.

4.2. Para reinscrever-se o candidato deverá preencher o requerimento de reinscrição fornecido no local previsto neste Capítulo,optando por um dos cargos previstos do item 2 do Capítulo I do presente regulamento, juntando a seguinte documentação: guia comprovando o recolhimento do valor da inscrição e a declaração, sob pena de responsabilidade criminal de que possui  os  demais documentos comprobatórios e as condições exigidas como requisitos mínimos da inscrição e posteriormente para o provimento.

4.3. O novo cartão de inscrição será entregue ao candidato no período 21 de agosto a 01 de setembro de 2006. (dias úteis), no mesmo local das inscrições.

 

4.4. Os reinscritos para zona urbana/rural só poderão reinscrever-se para o mesmo cargo.

 

5. É assegurado o direito de inscrição às pessoas portadoras de deficiência, no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, submetendo-se, quando convocadas, a exame oficial, a qual terá decisão terminativa sobre o exercício do cargo.

5.1. Serão reservadas vagas aos deficientes físicos, na proporção de 5% (cinco por cento), a serem oferecidas em obediência à Legislação vigente. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas são preenchidas pelos demais candidatos com estreita observância à ordem de classificação. Obedecendo ao seguinte quadro das vagas disponíveis:

 

Cargo

Vagas reservadas aos deficientes

AUXILIAR DE SER. GERAIS

02 p/urb e 01 p/rural

PROFESSOR A

02 p/urb e 01 p/rural

VIGIA

01

5.2. O portador de deficiência deve requerê-lo por escrito, especificando o teor da deficiência e o cargo para cuja vaga se inscreveu, juntando documento médico que comprove ser portador de deficiência.

5.3. O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, por escrito, até o término das reinscrições a confecção de prova em Braile ou Ampliada, especificando o teor da deficiência, sob pena  de não ter sua prova preparada  e impossibilitando de realizá-la.

5.4. Será eliminado da lista dos deficientes o candidato cuja deficiência assinalada no requerimento de inscrição não se constate, no ato de posse, devendo o mesmo constar apenas da lista de classificação geral.

5.5. Logo após a investidura do candidato classificado, a deficiência não poderá ser argüida para justificar o pedido de aposentadoria.

 

 

CAPÍTULO III

Das Provas e da Data de Realização

 

1. O Concurso Público constará de prova escrita, em forma objetiva, de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas.

 

1.1. Para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais; Copeira, Cozinheira, Eletricista, Gari, Lavadeira, Mecânico, Pedreiro, Servente de Pedreiro, Trabalhadores de Serviços Gerais e Vigia a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 pontos; matemática e conhecimentos gerais (estudos sociais), valendo 30 pontos respectivamente, totalizando 100 pontos, todos em nível de alfabetização até a 4º série do lº Grau (antigo primário).

 

1.2. Para o cargo de Agente Administrativo, Atendente de Odontologia, Auxiliar Administrativo, fiscal de Obras e Serviços Urbanos, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Ambiental - Fiscal de Vigilância Sanitária , a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos, versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 pontos; matemática e conhecimentos gerais (estudos sociais), valendo 30 pontos cada, totalizando 100 pontos, todos em nível fundamental.

 

1.3. Para o cargo de Arquivista - Atendente de Farmácia - Auxiliar de Bibliotecário - Atendente de Almoxarifado e Recepcionista, a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos, versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 pontos; matemática e conhecimentos gerais (estudos sociais), valendo 30 pontos cada, totalizando 100 pontos, todos em nível 2° Grau.

 

1.4. Para o cargo de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Laboratório a prova escrita constará de 10 questões objetivas, versando sobre matéria de português em nível de 2º Grau, valendo 30 pontos e 20 questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 pontos.

 

1.5. Para o cargo de Motorista, Operador de Máquinas Pesadas e Tratorista, a prova escrita constará de 10 questões objetivas, versando sobre a matéria de português de nível de 1ª fase do ensino fundamental valendo 30 pontos e 20 questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 pontos.

1.5.1. Para o cargo de Motorista, Operador de Máquinas Pesadas e Tratorista, somente os aprovados submeterão à prova prática que constará de avaliação de caráter eliminatório, na quantidade de três (3) vezes mais das vagas oferecidas, que determinará ser o candidato apto ou não apto para o exercício do cargo pretendido, a ser realizada após o resultado da primeira, e a informação do local da prova será divulgada 08 dias antes da data de sua aplicação.

 

1.6 Para os Cargos de Nível Superior de Advogado, Assistente Social, Bioquímico, Dentista, Enfermeiro,Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico Veterinário, Psicólogo e Psicólogo Educacional, a prova escrita constará de 40 questões objetivas, sendo 25 questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 pontos e 15 questões objetivas, versando sobre matéria  de português em nível de 2º Grau, valendo 30 pontos

 

1.7. Para o cargo de Professor Classe A-1 (Polivalente), o concurso será de provas escritas e títulos. A prova escrita será composta de duas partes: a primeira constará de 20 questões objetivas versando sobre didática, valendo 60 pontos; a segunda constará de 20 questões objetivas versando sobre conteúdo de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, sendo 8(oito) questões da primeira disciplina  e 6(seis) questões(de cada) das demais disciplinas,  valendo 40 pontos. Para a prova de títulos, serão avaliados os títulos apresentados pelos candidatos, observando a pontuação especificada no quadro Anexo I, valendo 20 pontos.

 

1.8. Para os cargos de Professor de Licenciatura Plena, Supervisor Escolar e Orientador Escolar, o Concurso Público será de provas escritas e títulos. A prova escrita será composta de duas partes: a primeira constará de 20 questões objetivas versando sobre Didática, valendo 40 pontos; a segunda constará de 20 questões objetivas versando sobre a matéria de disciplina específica, valendo 60 pontos. Para a prova de títulos, serão avaliados os títulos apresentados pelo candidato, obedecendo à pontuação especificada no quadro Anexo II, valendo 20 pontos.

 

2. O resultado parcial das provas escritas para o magistério não garantirá posição definitiva para efeito de classificação, somente após a apuração das provas de títulos é que se dar o resultado final.

 

2.1. Somente os candidatos aos cargos de Professores, que obtiverem nota superior a 50 pontos, terão seus títulos avaliados para efeito de resultado final e na quantidade de três (3) vezes mais das vagas oferecidas, obedecendo à ordem classificatória do resultado parcial (1ª Etapa).

 

2.2. Os candidatos que não atingirem esta classificação não serão considerados aprovados no concurso.

 

2.3. Para os candidatos dos cargos de Professor, a apresentação de conclusão de curso será exigida, quando do ato de nomeação.

 

3. Para todos os cargos, os programas para os candidatos inscritos serão divulgados amplamente na data e local destas inscrições. E após a realização das provas escritas, no prazo de 72 horas, a Empresa Organizadora do Concurso divulgará os respectivos gabaritos de respostas das provas escritas.

 

4. Data da Realização das Provas: 17 de setembro de 2006: das 8:30 horas às 12:30 horas.

 

5. Os candidatos serão cientificados através de publicação dos locais das provas, e através dos cartões definitivos que serão entregue aos candidatos na data prevista do item 4.3. do Capítulo II deste edital. A entrega dos cartões serve para confirmação da reinscrição, caso o candidato não compareça no período determinado para a entrega daqueles a Exames & Consultoria Empresa Organizadora não se responsabilizará por inscrições não efetivadas.

5.1. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas de locais e de horário de realização de provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais  e os comunicados a serem publicados.

 

6. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas  com antecedência de quarenta minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, cartão de inscrição e de documento de identificação original.

6.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial.

6.2. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, título de eleitor, CPF, carteira de estudante, nem documentos ilegíveis e/ou não-identificáveis.

 

7. Será excluído do Concurso o candidato que:

 

1.        Não comparecer, ou não mandar procurador em seu lugar, no período de reinscrição do Concurso.

2.        Apresentar-se após o horário estabelecido.

3.        Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, ou antes, de decorrido 30 (trinta) minutos do início das provas.

4.        For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora.

5.        Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação.

6.        Lançar meios ilícitos para execução das provas.

7.        Não devolver integralmente o material recebido.

8.        Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

8.  Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de umas respostas, emenda ou rasura, ainda que legível, e mais:

 

a)       O candidato deve transcrever com cuidado as respostas das provas objetivas para a folha de respostas de leitura óptica, que será o único documento válido para a correção das provas.

b)       O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o seu caderno de questões.

c)       O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

d)       Em hipótese alguma haverá vista de prova.

 

 

CAPÍTULO IV

Classificação e Aprovação

 

1. A classificação dos candidatos dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas nas provas, calculada na forma estabelecida neste edital.

 

2. Será considerado classificado o candidato aprovado cujo número representativo de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas oferecidas, para o respectivo cargo.

 

3. Do desempate: na hipótese de igualdade de nota, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

 

3.1.Para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais; Copeira, Cozinheira, Eletricista, Gari, Lavadeira, Mecânico, Pedreiro, Servente de Pedreiro, Trabalhadores de Serviços Gerais, Vigia, aquele que:

a) obtiver maior nota na prova de português;

b) obtiver maior nota na prova de matemática;

c) obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

 

3.2.Para os cargos de Agente Administrativo, Atendente de Odontologia, Auxiliar Administrativo, Arquivista, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Bibliotecário, Atendente de Almoxarifado, Fiscal de Vigilância Ambiental, Fiscal de Vigilância Sanitária,Fiscal de Obras e Serviços Urbanos, Fiscal de Tributos e Recepcionista, aquele que:

a) obtiver maior nota na prova de português;

b) obtiver maior nota na prova de matemática;

c) obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

 

3.3. Para o cargo de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Laboratório, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas e Tratorista, aquele que:

a) obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos;

b) obtiver maior nota na prova de português;

c) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

 

3.4. Para os cargos de Professor de Licenciatura Plena, Supervisor e Orientador Escolar, aquele que:

a) obtiver maior nota na prova específica;

b) obtiver maior nota na prova didática;

c) obtiver maior nota na prova de títulos;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

 

3.5. Para os cargos de Professor Classe A-I (Polivalente), aquele que:

a)       Obtiver maior nota na prova de Didática;

b)       Obtiver maior nota na prova de Português;

c)       Obtiver maior nota na prova de Matemática;

d)       Obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Gerais;

e)       Obtiver maior nota na prova de títulos;

f)        persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

 

3.6 Para os cargos de Advogado, Assistente Social, Bioquímico, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico Veterinário, Psicólogo e Psicólogo Educacional

a) obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos;

b) obtiver maior nota na prova de português;

c) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

 

CAPÍTULO V

Da Organização

 

1. A Prefeitura Municipal de POCINHOS, através do Senhor Prefeito, contratou a Empresa Exames & Consultoria Ltda. para a execução do Concurso e esta é a responsável pela organização do certame.

 

CAPÍTULO VI

Dos Recursos

 

1. Será  admitida a interposição de recurso pelo  candidato que se achar prejudicado na prova escrita do Concurso. Para isso terá um prazo de 48 horas após o encerramento da prova.

 

2. O recurso somente será conhecido, para efeito de julgamento, quando se fundamentar em “má formulação de questão” e de “impertinência do conteúdo da questão”.

 

3. Será também admitido recurso pelo candidato que se achar prejudicado na divulgação das questões (gabarito) das provas corrigidas (respostas consideradas como certas) e do seu resultado, obedecendo em um prazo de 48 horas. 

 

4. Compete à Exames & Consultorias Ltda. julgar, em instância única, administrativa, no prazo de cinco dias úteis do recebimento, os recursos interpostos de acordo com o edital.

4.1. Não será aceito recurso via postal, via fax e/ ou correio eletrônico.

4.2. Recursos inconsistentes e/ou intempestivo, serão indeferidos.

4.3. Se do exame de recursos resultar anulação de questão(ões) ou item(ns), de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

 

 

 

 

CAPÍTULO  VII

Da Homologação

1.        Apreciada a regularidade do Concurso, mediante relatório sucinto, a Exames & Consultorias encaminhará ao Prefeito que homologará e fará publicar no Diário Oficial o seu resultado.

 

CAPÍTULO VIII

Das Nomeações

1. A nomeação dos candidatos classificados far-se-á por ordem decrescente das notas obtidas, mediante a quantidade das vagas oferecidas, devendo o candidato apresentar os seguintes documentos:  a) 02 (duas) fotos  3 x 4; b) xerox de quitação eleitoral; c) certidão negativa fornecida pela Justiça Criminal Estadual  e declaração de aptidão física e mental, através de exame médico.

 

2. As nomeações serão feitas de acordo com as necessidades do Município, mediante decisão administrativa, por meio de Decreto e/ou  Portaria.

 

CAPÍTULO  IX

Das Disposições Gerais

 

1. Não será admitida concessão de vista ou revisão de provas.

 

2. A inexatidão das afirmativas e irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo seletivo, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

 

3. A inscrição importa no conhecimento e aceitação das normas do presente edital.

 

4. O Concurso Público terá validade pelo prazo de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação  no Diário Oficial, podendo ser prorrogada a critério da   Administração  Pública Municipal, obedecendo ao disposto do artigo 37, incisos III e IV da CF.

 

5. Não poderá ser fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação no Concurso, valendo para esse fim o resultado publicado.

 

6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a este concurso público no Diário Oficial do Município e do Estado, quadros de avisos na sede da Prefeitura.

 

7. A classificação no processo seletivo assegurará a expectativa do direito de ser nomeado dos candidatos aprovados, seguindo a ordem classificatória, ficando a concretização das nomeações condicionada à existência de vagas e a prioridade sobre novos concursados para assumir cargo no serviço público municipal de POCINHOS.

 

8. O candidato aprovado deve manter sempre o seu endereço atualizado junto a Secretaria da Administração do Município, a fim de que possa convocá-lo para comparecer quando for para tratar assunto relacionado a sua nomeação.

 

9. Além dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas neste edital, os demais aprovados no concurso público integrarão lista de classificados que será utilizada em função da necessidade da Prefeitura Municipal de POCINHOS, através das Secretarias, enquanto da vigência da validade do presente certame.

 

10. Revogam-se os dispositivos em contrário do presente Aditivo ao Edital anterior ( 01/2006).

 

11. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Fiscalizadora, juntamente com a Exames & Consultorias Ltda.

 

POCINHOS, em 02 de julho de 2006.

 

Prefeito Municipal

 

P/ Comissão de Supervisão e Fiscalização do Concurso

 

P/EXAMES & CONSULTORIAS LTDA

 

JOSEMAR EMÍDIO LEITE-CRA Nº 1649


ANEXO I

 

QUADRO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA PROFESSOR  A – I (POLIVALENTE)

PONTOS

 

TÍTULO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (no máximo de dois cursos)

3

TÍTULO DE CURSO DE MESTRADO

5

TÍTULO DE CURSO DE DOUTORADO

6

TÍTULO DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO OU ATUALIZAÇÃO COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 40 HORAS (no máximo de quatro (4) cursos)

1

EFETIVO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL (no máximo de seis (6) anos de efetivo exercício, 0,5 p /cada ano).

0,5

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA PLENA PARA O MAGISTÉRIO (no máximo de dois (2) cursos) em área diferente.

1

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO (no máximo de seis (4) artigos)

1

PUBLICAÇÃO DE LIVRO  (no máximo de dois (2)  livros)

2

PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, CONGRESSOS e OFICINAS (no máximo de cinco(5) participações).

0,5

OBSERVAÇÕES

1. Os títulos deverão ser apresentados em fotocópias autenticadas e será desconsiderado o título que não preencher devidamente os requisitos da comprovação e/ou que não esteja especificado no presente quadro.

2. A comprovação da atividade no magistério far-se-á através de declaração da direção da unidade de exercício do interessado, especificando o período do efetivo exercício. Sob pena de ser desconsiderada a declaração apresentada.

3. Os artigos publicados são considerados quando os mesmos são publicados em revistas e jornais especializados e na área específica da disciplina do candidato com o  mínimo de 2(duas) laudas.

4. O(s) livro(s) deve(m) ser comprovado na íntegra através de cópias ou exemplares com ficha catalográfica.

5. A nota máxima do exame de títulos não ultrapassará 20 pontos para a somatória no resultado final.

6. Para efeito de classificação no resultado final do concurso, o candidato, mesmo que não obtenha nota na prova de títulos, poderá ser aprovado, desde que a sua nota nas provas escritas não seja inferior a 50 pontos.

 

 

 

ANEXO II

 

QUADRO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA PROFESSOR LICENCIATURA PLENA, SUPERVISOR E ORIENTADOR ESCOLAR

PONTOS

 

TÍTULO DE GRADUAÇÃO DIFERENTE DO EXIGIDO PARA O  CONCURSO

(no máximo de dois cursos).

1

TÍTULO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (no máximo de dois cursos)

3

TÍTULO DE CURSO DE MESTRADO

5

TÍTULO DE CURSO DE DOUTORADO

6

EFETIVO EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - no máximo de 6 anos ( 0,5 ponto por ano de efetivo exercício)

0,5

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - mínimo de 120 h/aulas e máximo de 2 cursos

1

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO OU ENSINO - máximo de 4 (quatro)artigos

1

PUBLICAÇÃO DE LIVRO - máximo de dois (2)  livros

2

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS (seminário, congresso,  no máximo de 5 (cinco) participações).

0,5

OBSERVAÇÕES

1. Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada e será desconsiderado o título que não preencher devidamente os requisitos da comprovação e/ou que não esteja  especificado no presente quadro.

2. A comprovação da atividade no magistério far-se-á através de declaração da direção da unidade de exercício do interessado, especificando o período do efetivo exercício. Sob pena de ser desconsiderada a declaração apresentada.

3. Os artigos publicados são considerados quando os mesmos são publicados em revistas e jornais especializados  e na área específica da disciplina do candidato. No mínimo com  2(duas) laudas

4. O(s) livro(s) deve(m) ser comprovado na íntegra através de cópias ou exemplares com ficha catalográfica e registro competente..

5. A nota máxima do exame de títulos não ultrapassará 20 pontos para a somatória no resultado final.

6. Para efeito de classificação no resultado final do concurso, o candidato, mesmo que não obtenha nota na prova de títulos, poderá ser aprovado, desde que a sua nota nas provas escritas não seja inferior a 50 pontos.

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAS DOS CARGOS DO CONCURSO

 

CARGOS SEM EXIGÊNCIA FORMAL DE ESCOLARIDADE:

 

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS – Copeira – Cozinheira - GARI - Lavadeira -  Pedreiro -  Servente de Pedreiro - Trabalhadores de Serviços Gerais e Vigia – PORTUGUÊS: 1- compreensão e interpretação de textos; 2- separação de sílabas; 3- emprego de iniciais maiúsculas e acentuação gráfica.MATEMÁTICA 1- Habilidade numérica; 2- operações com numeral; 3- raciocínio lógico; 4- noções de conjuntos e noções monetárias.CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, do Estado da Paraíba e do Município.

 

       

ESCOLARIDADE EXIGIDA: 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETA

 

MOTORISTA/TRATORISTA/ OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS: PORTUGUÊS: 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo.CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Legislação de Trânsito: Novo Código de Trânsito Brasileiro; 1- Normas Gerais de Circulação e Conduta; 2- Do Cidadão; 3- Da educação para o trânsito; 4- Da sinalização de trânsito; 5- Das infrações; 6- Dos crimes de Trânsito; 7- Direção Defensiva; 8- Inspeção e cuidados com as máquinas; 9- Noções de mecânica.

 

Mecânico E ELETRICISTA: PORTUGUÊS: 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo.MATEMÁTICA: 1- Conjunto dos Números Naturais (N): Operações: (adição / subtração / multiplicação /divisão); Expressões numéricas; Teoria dos números: pares/ímpares/múltiplos/ divisores/primos/divisibilidade, MMC/MDC. 2- Conjunto de números racionais (Q): Frações “ordinárias” e decimais; Operações: adição/subtração/multiplicação/divisão/ Simplificação. 3- Conjunto de números inteiros relativos (Z); Propriedades/comparação; Operações: adição/subtração/multiplicação/divisão 4- Razão/Proporção e Regra de três simples. CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, Estado da Paraíba e do Município.

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

 

AGENTE ADMINISTRATIVO, ATENDENTE DE ODONTOLOGIA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO, FISCAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS, fiscal de tributos,  Fiscal de Vigilância Ambiental - Fiscal de Vigilância Sanitária  - PORTUGUÊS. 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo.MATEMÁTICA: 1. Conjunto dos números naturais (N); Operações: (adição/subtração/multiplicação)Expressões numéricas; Teoria dos números: pares/ímpares/múltiplos divisores/primos/compostos/fatoração/divisibilidade. MMC/MDC. 2. – Conjunto de números racionais. CONHECIMENTOS GERAIS:Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, do Estado da Paraíba e do Município.

 

ENSINO MÉDIO

 

Arquivista - Atendente de Farmácia –Auxiliar de Bibliotecário - Atendente de Almoxarifado - e Recepcionista– PORTUGUES - Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). MATEMÁTICA – 1- Conjunto dos Números Naturais (N):Operações:(adição/subtração/multiplicação/divisão/potenciação/radiciação)Expressões numéricas;Teoria dos números:pares/ímpares/múltiplos divisores/primos/compostos/fatoração/divisibilidade, MMC/MDC. 2- Conjunto de números racionais(Q):Frações“ordinárias”e decimais;Operações: adição/subtração/multiplicação/divisão/potenciação/radiciação Simplificação; Ordem.3-Conjunto de números inteiros relativos (Z);Propriedades/comparação;Operações:adição/subtração/multiplicação/divisão/potenciação/radiciação 4- Matemática Financeira: Razão/Proporção; Regra de três simples e composta; Porcentagem/juros. 5- Função polinominal real: Função do 1o e 2o graus; Equação do 1o e 2o graus; Inequações e sistemas do 1o grau. 6- Geometria plana: Ponto; Reta; Plano; Ângulos: Classificação/medida; Triângulos: Classificação; relações métricas; congruência; soma dos ângulos internos e externos; círculo/disco; Quadriláteros; Polígonos: classificação, cálculo de diagonais; Áreas CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, do Estado da Paraíba e do Município.

 

AUXILIAR DE ENFERMAGEM: PORTUGUÊS : Interpretação de texto 1-Fonologia: Conceito /Encontros vocálicos /Dígrafos/ Ortoépia /Divisão Silábica /Prosódia-Acentuação/ Ortografia. 2- Morfologia: Estrutura e formação das palavras/Classes de Palavras. 3- Sintaxe: Termos de Oração/ Período Composto/Conceito e classificação das orações/Concordância ESPECÍFICA: Técnicas Fundamentais em Enfermagem: Registro de Enfermagem, com evolução do paciente, sinais vitais (TPR/PA), peso, altura, mobilização, higiene corporal, controle hídrico, administração e preparo de medicamentos; orientações pertinentes ao autocuidado, promoção do conforto físico, auxílio em exames e coleta de materiais para exames. Lei do exercício profissional: Decreto que regulamenta a profissão; código de ética do profissional de Enfermagem; Legislação do Sistema Único de Saúde. Saúde Pública: Participar da vigilância epidemiológica, imunizações, programas de atenção àsaúde do adulto, mulher, criança e adolescente; conhecer doenças infectoparasitárias e demais patologias atendidas na rede básica; Atentar para a importância das ações educativas a respeito de higiene e saneamento básico e suas implicações com a saúde. Noções de Enfermagem Médico-cirúrgica: Assistência a pacientes portadores de doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes mellitus, asma, bronquite, pneumonia). Assistência ao paciente cirúrgico e possíveis complicações. Atuação no Centro Cirúrgico, circulando, e na recuperação anestésica, assim como atuar no processamento de artigos hospitalares, conhecendo as rotinas de esterelização, preparo de material e prevenção de infecção hospitalar. Noções de Enfermagem Materno-Infantil: Assistência ao pré-natal/pré-parto/puerpério; cuidados imediatos com recém-nascido, e seu conforto, higiene, segurança e alimentação. Cuidados com recém-nascido filho de cliente com patologias de bases com diabete mellitus e hipertensão arterial. Noções de Enfermagem em Pronto-Socorro: Reconhecer situações que envolvam pacientes em risco de vida, auxiliando com técnicas científicas.

 

Auxiliar de Laboratório - PORTUGUÊS: Interpretação de texto 1- Fonologia: Conceito; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais Dígrafos; Divisão Silábica; Ortoepia; Prosódia; Ortografia; Acentuação. 2- Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras. 3- Sintaxe: Termos da Oração; Período Composto; Conceito e Classificação das Orações; Concordância Verbal e Nominal; Regência Verbal e Nominal; Crase; Pontuação; 4- Semântica: A significação das palavras no texto; CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. Noções básicas de segurança no laboratório.1.1 Estocagem de reagentes químicos. 1.2 Riscos de incêndio em solventes inflamáveis. 1.3 Misturas explosivas. 1.4 Reagentes perigosos pela toxidade e/ou reatividade. 2. Técnicas básicas em laboratório: lavagem e esterilização de vidraria e outros materiais; preparação de amostras e de outros materiais; preparo de soluções; análise potenciometricas e espectofotometricas; manejo de animais em laboratório. 3. Filtração.  4. Sistema de aquecimento e refrigeração. 4.1 Secagem de substancia. 5. Uso e conservação de aparelhagem comum de um laboratório. 6. Medidas de peso e de volume. 7. Montagens típicas de aparelhos para destilação. 8. Eliminação de resíduos químicos.

 

Auxiliar de Odontologia - PORTUGUÊS: Interpretação de texto 1- Fonologia: Conceito; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais Dígrafos; Divisão Silábica; Ortoepia; Prosódia; Ortografia; Acentuação. 2- Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras. 3- Sintaxe: Termos da Oração; Período Composto; Conceito e Classificação das Orações; Concordância Verbal e Nominal; Regência Verbal e Nominal; Crase; Pontuação; 4- Semântica: A significação das palavras no texto. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1.Conhecimentos básicos das estruturas anatômicas da cabeça e pescoço; tecidos moles da cavidade bucal e demais componentees do aparelho estomatogmático; 2. Conhecimento da fisiologia da mastigaçãoe deglutição. 3. Reconhecimento da dentição permanente e temporária através da representação gráfica e numerica. 4. Caracteristicas gerais e idade de irrupção dentária. 5. Morfologia da dentição; 6. Noções gerais de microbiologia; 7. meios de proteçãode infecção na prática odontologica. 8. Meios de contaminação de hepatite, Aids, tuberculose, sífilis e herpes; 9. Formação e colonização da placa bacteriana; 10. Higiene bucal: importância, definição e t´cnicas. 11. Doença periodontal: etiologia, classificação, caracteristicas clinicas, epidemiologia, terapeutica basica e manutenção. 12. Cárie dental: etiologia, classificação, caracteristicas clínicas, terapeutica basica e manutenção, métodos de prevenção e identificação de grupos de riscos. 13. Uso de fluoretos  como medicamento em suas variadas formas e toxicologia. 14. Técnicas radiográficas intrabucais clássicas e suas variações. 15. Técnicas de afiação instrumental periodontal. 16. Técnicas de isolamento do campo operatório. 17. Proteção do complexo dentina-polpa. 18. Técnicas de aplicação de materiais restauradores. 19. Técnicas de testes de vitalidade pulpar. 20. Conceitos de promoção de saúde. 21. Elaboração e aplicação de programas educativos em saúde bucal. 22. Conhecimento do funcionamento e manutenção do equipamento odontológico. 23. Reconhecimento  e aplicação dos instrumentos odontológicos.

 

 

 

 

 

ENSINO SUPERIOR/EDUCAÇÃO

 

SUPERVISOR ESCOLAR:  DIDÁTICA: 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação.  ESPECÍFICA: 1 - Histórico e Contextualização da Supervisão Escolar. 2 - Função e Papel do Supervisor Escolar.3 - Supervisão Escolar e o Trabalho Coletivo. 4 - Tendências Pedagógicas.5 - Currículos e Conhecimentos. 6 - Planejamento de Ensino. 7 - Avaliação de Ensino.8 - Lei de Diretrizes e Bases ( Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996).Contribuições teóricas ao processo de ensino –aprendizagem: B.F.Skinner, Carl Rogers, Jean Piaget, Lev. S. Vygotsky e Paulo Freire.

 

ORIENTADOR ESCOLAR: DIDÁTICA: 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação.  ESPECÍFICA 1) A Gestão Compartilhada na Escola – A Escola como Organização – Escola, um sistema social. A cultura. Organização, Clima Organizacional. 2) A Orientação Educacional – Origem – Evolução – Objetivo – Atribuições da Orientador Educacional – Métodos e Técnicas de Orientação – Relações Humanas e a Orientação Educacional – Ética Profissional – Qualidades Pessoais do Orientador – A Orientação Educacional e o Projeto Político Pedagógico – Competências em Orientação Educacional 3) LDBEN/9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4) Parâmetros Curriculares Nacionais 5) Estatuto da Criança e do Adolescente; 6) Temas Transversais.

 

PSICÓLOGO EDUCACIONAL : PORTUGUÊS: Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem) ESPECÍFICA: Teorias psicológicas da aprendizagem. Psicologia do desenvolvimento. . Psicologia Social e Comunitária. Psicologia da saúde no contexto educacional. Técnicas de exame Psicológico. Intervenção diagnóstica. Psicopedagogia. Políticas Educacionais. Fundamentos teóricos dos Processos Grupais. Psicologia Aolicada a fundação Especial . Pesquisa em Psicologia.

 

 

 

 

 

 

ENSINO SUPERIOR E MÉDIO / PROFESSOR CLASSE BI

 

PROFESSOR DE PORTUGUÊS -  DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns. ESPECÍFICA – Comunicação: Elementos da comunicação, língua e fala; O signo lingüístico (significante, significado, denotação, conotação, figuras de linguagem). Funções da linguagem; linguagem oral e linguagem escrita; comunicação de massa – jornais, revistas, rádio e televisão; Publicidade e propaganda, história em quadrinho; linguagem, língua e discurso; Língua e sociedade. Redação: O ato de escrever como uma potencialidade humana; a palavra; o período; o parágrafo (importância, estrutura, tópico frasal); discurso (direto, indireto livre); A construção dos períodos; Descrição, narração e dissertação. Gramática: Ortografia, acentuação gráfica, pontuação, crase estrutura e formação de palavras. Morfossintaxe: classe de palavras; substantivo (tipos, gênero, número e grau); adjetivo (tipo, gênero, número e grau); artigo; numeral; pronome; verbo (flexões, regulares, irregulares, auxiliares); termos integrantes da oração (complementos verbais, complementos nominais, agentes da passiva); termos acessórios da oração (adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto); vocativo; período composto por coordenação e período composto por subordinação; sintaxe de concordância (nominal e verbal); sintaxe de regência (nominal e verbal). Literatura Brasileira: Noções sobre o classicismo, o barroco, o neoclassicismo, o romantismo: filosofia, características – autores: José de Alencar e Castro Alves. Realismo e Naturalismo: filosofia, características – autores: Machado de Assis e Aluísio de Azevedo, Parnasianismo: filosofia, características – autor: Olavo Bilac, Simbolismo: filosofia, características – autor: Cruz e Souza, Modernismo: A semana da arte moderna. 1ª geração: Manuel Bandeira; 2ª geração Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos; 3ª geração: João Cabral de Melo Neto. Autores contemporâneos brasileiros: João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Daltro Trevisan, Marcelo Paiva, Zélia Gattai.

 

PROFESSOR DE MATEMÁTICA-  DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns. ESPECÍFICA – Aspectos metodológicos  do ensino de matemática; A matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento lógico da criança; Sistema de numeração decimal; Números naturais e inteiros/operações; Números racionais absolutos e relativos – representação fracionária e decimal/operações; Proporcionalidade – razão, escala, proporção, grandezas, diretamente e universalmente proporcionais, regras de três simples e composta; porcentagem; juros; Números reais; Expressões algébricas racionais e polinômios, equações algébricas fracionárias; Equações; Sistemas e inequações do 1º Grau; Equações do 2º Grau; Medidas – comprimento, superfície, capacidade, volume, massa, tempo, ângulos, área, Geometria – noções de reta, semi-reta, segmento de reta, polígonos, sólidos geométricos, ângulos, círculo e disco, semelhança, relações métricas no triângulo retângulo, razões trigonométricas no triângulo retângulo, relações métricas no círculo; Noções de probabilidade; Noções de estatística (coleta e organização e construção) média, moda, mediana. Situações, problemas e envolvendo todos os conteúdos.

 

PROFESSOR DE CIÊNCIAS - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, PCN’S. ESPECÍFICA – Aspectos metodológicos do ensino de Ciências; Matéria e suas propriedades; a evolução da química: Da alquimia a química dos nossos dias: classificação dos elementos e misturas – substâncias e reações químicas – As funções e as leis químicas – A utilização dos elementos químicos e de seus compostos pelos seres vivos; A química no progresso de ciências e da tecnologia-bioquímica; energia: formas, transformação da energia e a qualidade de vida humana, fontes alternativas; Noções de Física: Movimento, força inércia, massa e peso – máquinas – redução do espaço para a realização do trabalho – óptica; constituição do organismo; os principais eventos históricos no estabelecimento da teoria celular; a  evolução celular; Aspectos gerais na organização e funcionamento da célula; diferenciação entre células, tecidos e sistemas; estudo dos tecidos; Exigências nutritivas básicas e minerais; Aspectos  básicos na organização e fisiologia dos  aparelhos: digestório,circulatório, respiratório, excretor, nervoso, endócrino, reprodutor, locomotor, características anatômicas e fisiológicas das glândula endócrinas; A descoberta do sexo – métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção da AIDS; Sexo na adolescência; Origem, evolução, classificação e características dos seres vivos – ecossistemas, populações e comunidade;  Relação Produtor/ Consumidor/ decompositor; Evolução da Astronomia: estudo dos astros, instrumento para pesquisa do Universo; O homem e as viagens espaciais; o planeta terra: a importância para os seres vivos; Fósseis, solo: litosfera, uso, nutrientes do solo e seu aproveitamento; Água: ciclo atmosférico: as funções vitais e naturais, ar e saúde humana.

 

PROFESSOR DE HISTÓRIA - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de planos de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação. PCN’S. ESPECÍFICA – Aspectos metodológicos do ensino da História; A História como conhecimento humano; Formação do aspecto social brasileiro; a apropriação da América pelos Europeus, formação da sociedade brasileira; a organização administrativa, a organização econômica e as formas de trabalho, a sociedade  colonial, expansão territorial e das descobertas das minas, influência das ideologias liberais na História do Brasil e movimentos político-sociais no final do século XVIII, transformações ocorridas na Europa no início do século XIX e a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil; Formação do Espaço Social Brasileiro Independente: a colonização da América – sistemas coloniais e Mercantilismo; movimentos de Independência; a organização do Estado brasileiro, movimentos populares e agitações político-sociais nas províncias, mudanças no panorama mundial e transformações sócio-econômicas no Brasil, o Brasil do século XX, a Segunda República e a crise mundial, uma experiência democrática no Brasil – Deposição de Vargas e a Era de JK, o golpe de 1964 e a abertura democrática; O Estado nacional brasileiro na América  Latina: o Estado brasileiro atual, os Estados nacionais na América Latina (semelhanças e diferenças), a formação dos Estados Nacionais liberais nos séculos XVIII e XIX nas Américas, a modernização dos Estados Republicanos na América Latina e suas manifestações; As novas relações econômicas e políticas – a Globalização e o Mercosul, as manifestações culturais da América Latina – ontem e hoje; a construção do Brasil contemporâneo na ordem  internacional: transição do Feudalismo para o Capitalismo, potências européias e a disputa pelas regiões produtoras de matéria-prima, consolidação do Capitalismo monopolista nos EUA e a crise mundial do liberalismo, os conflitos entre as grandes potências e a consolidação do Capitalismo monopolista no Brasil, governos militares na América e o processo de redemocratização, desenvolvimento brasileiro na atualidade, o Brasil no contexto do mundo atual.

 

PROFESSOR DE  - GEOGRAFIA - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de planos de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação. PCN’S.   ESPECÍFICA – As relações sociedade natureza no ensino da geografia; Os princípios e objetos de estudos da Ciência Geográfica e suas relações com a natureza;  Sistemas econômicos do mundo atual; Globalização; As relações de produção, circulação, distribuição e consumo do comércio; As fases da industrialização mundial e brasileira; A produção de energia mundial e no Brasil; O processo da urbanização mundial e brasileiro; a relação campo / cidade e a relação com o meio ambiente; A produção agropecuária mundial e brasileira: População mundial e brasileira; A regionalização do território brasileiro; As regiões geoeconômicas brasileiras; O processo de ocupação do território brasileiro; A divisão política-administrativa e o planejamento da organização do território brasileiro; Os grandes conjuntos morfoclimáticos do Brasil e seu processo de utilização, conservação e degradação; Os recursos minerais do Brasil; Escala geológica do  tempo; Aspectos físicos do Brasil (relevo, clima, vegetação, hidrografia); A questão ambiental  (ecossistemas, impactos naturais e urbanos, poluição, movimentos e lutas em defesa do meio ambiente) e Geografia da Paraíba.    

 

PROFESSOR DE QUÍMICA - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, PCN’S.   ESPECÍFICA: 1. Propriedades da matéria: substância, mistura, fenômeno e reação química.2. Estrutura Atômica: modelos e configuração eletrônica. 3- Número atômico e número de massa: isótopo, isóbaro e isótono.4. Partículas iônicas: cátions e ânions. 5. Números quânticos. 6. Classificação Periódica dos Elementos: propriedades dos elementos. 7. Ligações químicas: iônica, covalente e metálica.8. Funções químicas: ácido, base, sais e óxido. 9. Equações Químicas: balanceamento e as equações químicas. 10. Reações Químicas: classificação. 11. Cálculos Químicos: massa atômica e molecular. 12. Estudos das soluções: concentração, diluição e mistura. 13. Termoquímica: entalpia, calor de formação, combustão e neutralização, energia de ligação, Lei de Hess. 14. Introdução à Química orgânica: histórico e classificação das cadeias carbônicas, nomenclatura e radicais orgânicos. 15. Compostos Orgânicos naturais: petróleo, carvão mineral e hulha, lipídios, aminoácidos, enzimas e polímeros.

 

 

PROFESSOR DE  FÍSICA - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, PCN’S.   ESPECÍFICA: 1. Movimento: variações e conservações- movimento presentes do cotidiano; tempos e velocidades; grandezas relevantes nos movimentos e suas variações, forças e leis de Newton; trabalho e potência; transformações e conservação de energia mecânica; conservação da quantidade de movimento; condições de equilíbrio estático e dinâmico; máquinas e instrumentos de ampliação de forças; ação da pressão nos líquidos: vazão e flutuação em sistemas naturais e tecnológicos. 2- Gravitação, Terra e Universo- interações gravitacionais entre a Terra e o Universo; movimento da Terra, Lua e Sol e fenômenos astronômicos correspondentes; movimento de naves e satélites; o Universo e sua evolução; concepções sobre as teorias e modelos propostos para a Terra e o Universo; 3. Calor, Ambiente, Fontes e uso de Energia- Trocas de calor em fenômenos naturais e tecnológicos; propriedades térmicas dos materiais e suas aplicações; relação entre calor e variação de temperatura e mudança de estado; papel do calor na manutenção da vida; os diferentes processos envolvendo calor e suas dinâmicas nos fenômenos climáticos e suas conseqüências; 4. Som e Luz- Propagação de ondas e suas características; fontes sonoras; características físicas de sons. Modelo de natureza da luz; fonte de luz e produção de imagens; lentes, espelhos e instrumentos ópticos; aplicação da óptica: contribuição para a medicina e a indústria. 5. Equipamentos Eletromagnéticos e Energia- Aparelhos elétricos: características físicas e transformações de energia; consumo de energia elétrica residencial, fenômenos elétricos e magnéticos. 6. Matéria e Radiação- Modelos de constituição da matéria; o espectro de radiações e suas características; produção de energia nuclear e seus usos, efeitos biológicos e ambientais das radiações.

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, PCN’S.   ESPECÍFICA – Conceito, princípios, finalidades e objetivos da educação física escolar, tendências e filosofias subjacentes às concepções de educação física; processo histórico da educação física, o homem e sua corporeidade; metodologia do ensino da educação física escolar; o homem e a motricidade; a cultura corporal e sua expressão nos temas de dança (ritmos e movimentos), ginástica, jogo e esporte; a ludicidade e o jogo; fundamentos metodológicos e princípios do esporte educacional, dos jogos e das expressões ginásticas; indicação para uma transformadora – avaliação da educação física escolar.

 

PROFESSOR DE INGLÊS -  DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns ESPECÍFICA – Verbo To be ( presente/passado); Adjetivos possessivos; Pronomes possessivos; Pronomes demostrativos; Pronomes Oblíquos, pronomes interrogativos; Artigos, Uso do How much e How many; grau dos adjetivos(comparativo e superlativo); Posição dos adjetivos; Preposições(in, on, at, by); Formação de advérbios; Tempos verbais (presente simples, passado simples, futuro simples); Passado dos verbos regulares e irregulares; Present Continuous; Futuro Imediato; Plural dos substantivos; Tag Questions; Números Ordinais; Dias da semana; Meses do ano.

 

PROFESSOR DE  BIOLOGIA - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, PCN’S.   ESPECÍFICA: 1. Natureza das ciências biológicas e o seu objeto de estudo; métodos de estudo na biologia. 2. Citologia; composição química da matéria viva; organização celular( celulas procariontes e eucarioticas); estrutura e função dos componentes citoplasmáticos, o núcleo e as divisões celulares; citoesqueleto e movimento celular. 3. Bioquímica: processos de obtenção da energia na célula ; principais vias metabólicas; fotossíntese, regulação metabólica; 4. Vírus. 5. Embriologia, gametogênese; fecundação; segmentação; e gastrulação; organogenese; anexos embrionários, desenvolvimento embrionário humano; 6. histologia animal; tecidos epitelial, conjuntivo , muscular e nervoso. 7. Histologia vegetal; tecidos meristematicos, epiderme  e súber, parênquima, colênquima e esclerenquima: xilema e floema ; 8. Os grandes grupos de seres vivos: sitema de classificação dos seres vivos: carcateristicas gerais dos principais grupos de seres vivos; reinos Monera, Protista, Fungi, Plantac e Animalia. 9. Anatomia e fisiologia animais comparadas: locomoção, digestão , circulação, respiração, excreção e regulação. 10. Fisiologia vegetal: condução da seiva bruta e elaborada; fitormonio, traspiração e gutação. 11. Programa de saúde: alimentação/nutrição, doenças carenciais, viróticas e bacterianas; protoozes; fisiologia sexual; métodos anticoncepcionais; drogas. 12. Imunologia: celular e humoral; vacinas. 13. Genética: conceitos básicos; primeira lei de Mendel; probabilidade, árvore genealogica, genes letais, herança sem dominância , segunda lei de Mendel, alelos múltiplos; grupos sanguineos do sistema ABO, Rh e MN; determinação do sexo; herança dos cromossomos sexuais; doenças genéticas. 14. Origem da vida e evolução: abiogênese versus biogênese: hipóteses sobre a origem da vida; teorias evolucionistas; evidencias da evolução; mecanismos de evolução; especiação. 15. Ecologia: conceitos fundamentais; ecossistemas; cadeia alimentar; teia alimentar; pirâmides ecológicas; relações ecológicas entre espécies, dinâmica de populações; ciclos biogeoquimicos; ecologia da conservação. 16. Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

 

PROFESSOR A – I (POLIVALENTE) - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional  do professor; 2 - o processo de ensino na escola; 3 - objetivos de ensino, conteúdos, Métodos e técnicos; 4 - recursos de ensino e avaliação; 5 - tipos de planos de ensino. 6- Pcns. 

PORTUGUES: I– Interpretação de Texto; II-Alfabetização e Língua Portuguesa: Concepções de aprendizagem da leitura e da escrita; alfabetização na perspectiva do letramento; aspectos lingüísticos e psicolingüísticos da alfabetização; aspectos sociolingüísticos da alfabetização: usos e funções da escrita e da leitura; oralidade e escrita; norma padrão e linguagem do aluno; aspectos metodológicos envolvidos na alfabetização; leitura e literatura infantil: relação leitor/texto e a construção de sentido na leitura; avaliação dos processos de apropriação da leitura e da escritas.

MATEMÁTICA:  Educação matemática - perspectivas atuais; construtivismo e educação matemática; etnomatemática; o conhecimento matemático e suas características; os objetivos do ensino de matemática na escola; a construção dos conceitos matemáticos; o conteúdo de matemática no ensino fundamental: seleção e organização para propostas alternativas de educação. aspectos metodológicos do ensino da matemática.

CONHECIMENTOS GERAIS:

1- Geografia, história e economia do Estado da Paraíba; 2- Processo de Formação das cidades Paraibanas; 3- Aspectos geográficos, históricos, econômicos e culturais da cidade de Pocinhos -PB.

 

SUPERIOR/SAÚDE

 

BIOQUÍMICO –  PORTUGUÊS –  Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA – Coleta : Etapas envolvidas nas coletas dos materiais, na execução e avaliação dos resultados. Causas de variação nas determinações laboratoriais. Conhecimento das normas de bio - segurança. Bioquímica: Aplicação da fotometria na bioquímica clínica. Realização e interpretação das diversas dosagens bioquímicas e hormonais . Funções hepática, renal e tireoidiana. Causas de erros. Urinálise : Exame de rotina de urina :realização e interpretação. Teste imunológico para gravidez. Imunologia : Conceitos gerais de marcadores celulares. Aplicação de enzimaimunoensaio. Fixação do complemento. Interpretação de provas sorológicas : V.D.R.L., Proteína C reativa, Fator reumatóide, Antiestrepitolisina "O". Imunofluorescência. Sistema ABO e RH. Provas de compatibilidade transfusional. Microbiologia : Diagnóstico das infecções bacterianas dos tratos respiratório, gastrointestinal e urinário e das lesões supurativas da pele. DST. Líquidos de punções . Infecções hospitalares. Parasitologia : Relação hospedeiro - parasita. Protozoologia e helmintologia: Morfologia, patogenia, epidemiologia e profilaxia dos gêneros : Leishmania, Trypanosoma, Plasmodium, Toxoplasma, Giardia, Entamoeba, Schistosoma,Taenia, Ascaris, Ancilostomideo, Strongyloides, Enterobius, Trichiuris . Métodos para exames parasitológicos. Hematologia: Técnicas e interpretação dos exames das séries vermelha e branca. Estudo das anemias. Alterações morfológicas no sangue periférico. Técnicas e exames relacionados ao estudo da coagulação.

 

DENTISTA  PORTUGUÊS –  Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem) ESPECÍFICA: 1. Patologia e diagnóstico oral. 2. Cirurgia Buco Maxilo Facial. 3. Radiologia oral e anestesia. 4. Odontologia Preventiva e social. 5. Odontologia Legal. 6. Odontopediatria e Prtodontia. 7. Farmacologia e terapeutica aplicada a Odontologia 8. Materiais dentários 9. Dentítica operatório. 10. Prótese dentária. 11. Procedimentos Clínicos-integrados.

 

ENFERMEIRO - PORTUGUÊS –  Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA - 1 - Ética e Legislação Profissional. 2 - Administração das Assistências de Enfermagem; 3 - Assistência de Enfermagem nas doenças infecto-contagiosas; 4 - Atuação do enfermeiro no centro cirúrgico e centro de material de esterilização; 5 - Assistência de Enfermagem ao cliente com distúrbios gastrointestinais, cardiovasculares, hematológicos, respiratórios, endócrinos e neurológicos; 6 - Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher; 7 - Atuação do enfermeiro na prevenção e controle de infecção hospitalar; 8 - Programa Nacional de Imunização (Indicadores de Saúde, Vigilância Sanitária); 9 - Enfermagem na Saúde da Criança; 10 - Aleitamento Materno.

 

FISIOTERAPEUTA: PORTUGUÊS: Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem) ESPECÍFICA: Métodos e técnicas de avaliação, tratamento e procedimentos em fisioterapia. Provas de função muscular. Cinesiologia e Biomecânica. Análise da marcha. Exercícios terapêuticos e treinamento funcional. Indicação, contra-indicação, técnicas e efeitos fisiológicos da hidroterapia, massoterapia, mecanoterapia, crioterapia, eletroterapia, termoterapia superficial e profunda. Prescrição e treinamento de  órteses e  próteses. Anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício e fisiopatologia, semiologia e procedimentos fisioterápicos nas áreas: neurológicas e neuropediátricas; ortopedia e traumatologia; cardiologia; pneumologia; ginecologia e obstetrícia. Geriatria: fisioterapia preventiva, curativa e reabilitadora.

 

PSICÓLOGO: PORTUGUÊS: Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem).  ESPECÍFICA: Teoria de Personalidade: -Psicanálise –Freud, Melaine Klein, Erickson,; - Reich; - Jung; - Adler; - Sullivan; - Horney; - Fromm; - Rogers; - Teoria Cognitiva de Kelly; - Topologia de Lewin; - A abordagem S = R.  Teorias e Técnicas Psicoterápicas.  Entrevista Psicológica. Processos de Mudanças em Psicoterapia. Diferenças Individuais e de Classes.  Cultura e Personalidade: “Status” , papel e o indivíduo.   Fatores Sociais na Anormalidade.  Interação Social. A Psicologia Social no Brasil.  Aconselhamento Psicológico.   Desenvolvimento X Aprendizagem.  Abordagem Psicológica da Educação. Atuação do Psicólogo no contexto hospitalar.-Internação do Psicólogo numa equipe multidisciplinar.-Intervenções Terapêuticas em Instituição Hospitalar.-Problemas Sociais, Epidemiológicas, Transculturais e ecológicas nas doenças psicossomáticas.-Distúrbios psicossomáticos: classificação e simbologia.-O corpo como linguagem.-O papel da doença.-A criança e a hospitalização.-Atitudes do profissional - Psicólogo diante do comportamento de pacientes terminais.

 

MÉDICO VETERINÁRIO - PORTUGUÊS - Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA: Normas gerais de higiene de produtos de origem animal; água de abastecimento e consumo; norma s gerais de limpeza; detergencia e sanitização, drenagem e tratamento de efluentes, higiene do pessoal, higiene do ambiente, dos utensílios, do instrumental, da maquinaria e equipamentos em geral e das instalações, higiene do transporte de produtos alimentares de origem animal: ártropodes e roedores na higiene dos estabelecimentos. 2. Fraudes por alteração, adulteração e falsificação. 3. infecções e intoxicações alimentares; Salmonella , Shigella, Yersinia enterocolitica, Streptococos, Vibrio parahaemolyticus, Compytabacter, Clostridium, Bacillus, Stapylococos. 4.Fungos produtores de microtoxinas: toxinas e micotoxicose – aspergillus, penicillium, fusarium, claviceps, 5. Viroses de origem alimentar; caracteristicas gerais, hepatite A, poliomelite, gastrointerites por rotavirus, gastrointerites por vírus Norwalk. 6. Procedimentos na investigação epidemiologica: surtos de infecção e toxicoinfecção alimantares. Prevenção. 7. Pesquisa de microorganismo: indicadores e patogênicos em alimentos. 8- Fatores que interferem no mo metabolismo dos microorganismos intrínsecos e extrínsecos. 9. Obtenção higiênica do leite: fatores que influem nessa qualidade. 10.  Características do mel de abelhas: fraudes. 12. Zoonoses: etiologia, grupos e classificação. Das zoonoses: patogenia, sintomatologia, diagnóstico,tratamento, profilaxia.

 

ADVOGADO - PORTUGUÊS - Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA:

DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição: conceito, objeto e classificação. 1.1 Supremacia da Constituição. 1.2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 1.3 Interpretação das normas constitucionais. 2 Dos princípios fundamentais. 2.1 Dos direitos e garantias fundamentais. 2.2 Dos direitos e deveres individuais e coletivos. 2.3 Dos direitos políticos. 2.4 Dos partidos Políticos. 3 Da organização do Estado. 3.1 Da organização político- administrativa. 3.2 Da União. 3.3 Dos estados federados. 3.4Dos Municípios. 3.5 Da intervenção no Estado e Município. 3.6 Da administração pública.3.7 Dos servidores  públicos. 4 Da organização dos poderes no Estado. 4.1 Do poder legislativo. 4.2 Do  processo legislativo. 4.3 Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 4.4 Do Tribunal de Contas da União. 4.5 Do Poder Executivo. 4.6 Atribuições e Responsabilidades do Presidente da República. 5. Do Poder Judiciário. 5.1 Disposições Gerais. 5.2 Do Supremo Tribunal Federal. 5.3. Dos Tribunais Superiores. 5.4 Dos Tribunais e Juízes eleitorais e militares. 5.5 Das funções essenciais à justiça. 5.6 Do Ministério Público e da Defensoria. 5.7 Do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil. DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Ato Administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 1.1 Anulação e revogação. 2 Controle da administração pública: controle administrativo, controle legislativo e controle judiciário. 3 Contrato administrativo: conceito, peculiaridades, controle, formalização, execução e inexecução.3.1.Licitação: Princípios, obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade, procedimentos e modalidades. 3.2 Contrato de concessão de serviços públicos. 4 Agentes Administrativos: investidura e exercício da função pública. 4.1 Direitos e deveres dos servidores públicos. Regimes jurídicos. 4.2 Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalidades. 5 Poderes da administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar. 5.1 O poder de polícia: conceito, finalidade e condições de validade. 6 Intervenção do Estado na propriedade: desapropriação, servidão administrativa, requisição, ocupação provisória e limitação administrativa. 6.1 Direito de construir e seu exercício. 6.2 Loteamento e zoneamento. 7 Princípios básicos da administração 7.1 Responsabilidade civil da administração: reparação do dano. 7.2 Enriquecimento ilícito e uso e abuso do poder. 7.3 Sanções penais e civis. 8 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação, formas e competência de prestação. 8.1 Concessão e autorização dos serviços públicos. 9 Organização administrativa: noções gerais. 9.1. Administração direta e indireta. 10. Desapropriação. 10.1 Bens suscetíveis de desapropriação. 10.2 Competência para decreta-la. 10.3 Desapropriação judicial por necessidade ou utilidade pública. 10.4 Indenização e seu conceito legal. 10.5 Caducidade da desapropriação. 10.6 Imissão na posse do imóvel desapropriado. DIREITO CIVIL: 1. Das pessoas naturais e jurídicas. 1.1 Capacidade, domicílio e registro. 1.2. Bens: conceito e classificação. 2. Dos fatos e atos jurídicos: forma, prova, modalidades, defeitos, nulidade, anulabilidade, inexistência, ineficácia e conseqüência. 2.1 Dos atos ilícitos. 2.2 Da prescrição. 3. Registros públicos. 3.1 Registro civil das pessoas físicas e jurídicas. 3.2 Registros de títulos e documentos. 3.3 Registros facultativos e obrigatórios de imóveis. 3.4 Posse e propriedade: conceito, classificação, aquisição, perda, proteção e efeitos. 3.5 Direito de vizinhança. 4. Dos direitos reais sobre as coisas alheias: hipoteca, penhor, usufruto e servidões. 4.1 Condomínio. 4.2 Condomínio predial. 5. Das modalidades das obrigações. 5.1 Dos efeitos das obrigações. 5.2 Da cessação de crédito. 6. Dos contratos: Generalidades, elementos e efeitos dos contratos. 6.1 Teoria da imprevisão e revisão contratual. 6.2 Da compra e venda; da doação; do empréstimo; do

depósito ; do mandato e da fiança. 6.3 Lei do inquilinato. 7. Responsabilidade civil do Estado e do particular. 8. Consumidor: conceitos básicos. 8.1 Dos direitos básicos do consumidor. 8.2 Teoria da imprevisão. 8.3 Reparação dos danos patrimoniais e morais. 8.4 Inversão do ônus da prova. 9. Fornecedor. 9.1 Pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira. 9.2 Teoria da responsabilidade civil objetiva do fornecedor, por defeitos do produto e da prestação de serviços. 9.3 Responsabilidade do fornecedor pelos atos de seus prepostos e ou representantes autônomos. 10 Da publicidade e da propaganda. 10.1 Princípios. 10.2 Publicidade enganosa e abusiva. 10.3 Publicidade enganosa por omissão. 10.4 Das práticas abusivas. 10.5 Responsabilidade pessoal dos profissionais liberais. 11. Produto. 11.1 conceito. 11.2 Serviço. 11.3 Gratuidade 11.4 Serviços públicos essenciais. 11.5 Da proteção àsaúde e segurança. 12. Da responsabilidade  por vício do produto e do serviço. 12.1 Responsabilidade objetiva. 12.2 Responsabilidade solidária e direito de regresso. 12.3 Excludentes do dever de indenizar.  DIREITO PROCESSUAL CIVIL: 1.Da jurisdição: conceito, modalidade, princípios e órgãos. 1.1 Da ação: conceito, natureza jurídica, condições, classificação. 2. Competência: conceito, territorial,  objetiva e funcional. 2.1 Modificação e conflito, conexão e continência. 2.2 Processo e procedimento: natureza e princípios,, formação, suspensão e extinção. 2.3 Pressupostos processuais, tipos de procedimentos. 2.4 Prazos: conceito, classificação, princípios, contagem, preclusão e prescrição. 3. Sujeitos do processo. 3.1 Das partes e dos procuradores. 3.2 Do Juiz, do Ministério Público e dos Auxiliares da Justiça. 3.3 Dos atos processuais. 4. Petição inicial: conceito e requisitos. 4.1 Pedidos: espécies, modificação e cumulação. 4.2 Causa de pedir. 4.3 Despacho liminar: objeto, natureza, de conteúdo positivo, de conteúdo negativo. 4.4 Da citação. 4.5 Da resposta do réu: contestação, exceção, reconvenção. 4.6 Revelia. 4.7 Direitos indisponíveis. 4.8 Providência preliminar e julgamento conforme o estado do processo. 4.9 Antecipação de tutela. 5. Prova: conceito, modalidades, princípios gerais, objeto, ônus, procedimentos. 5.1 Da audiência. 5.2 Da sentença: requisitos, publicação. 5.3 Da coisa julgada: conceito; limites objetivos e subjetivos; coisa julgada formal e coisa julgada material. 6. Recursos: conceito, fundamentos, princípios, classificação, pressupostos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade, efeitos, juízo de mérito. 6.1 Apelação. 6.2 Agravos. 6.3 Embargos infrigentes, de divergência e de declaração. 6.4 Recurso especial. 6.5 Recurso extraordinário. 6.6 Ação rescisória. 6.7 Nulidades. 7. Processo de execução: pressupostos e princípios informativos. 7.1 Espécies de execução. 7.2 Embargos do devedor: natureza jurídica, cabimento e procedimento. 7.3 Embargos de terceiro: natureza jurídica, legitimidade e procedimento. 7.4 Execução fiscal. 7.5 Da execução contra a fazenda pública. 8. Processo e ação cautelares. 8.1 Procedimento cautelar comum e procedimentos cautelares específicos. 8.2 Juizados especiais cíveis: procedimento. 9. Da ação de usucapião de terras particulares. 9.1 Ação civil pública, ação popular e mandado de segurança coletivo. 9.2 Mandado de segurança. 9.3 Ação monitória. DIREITO PENAL: 1. Da aplicação da lei penal. 1.1 Princípios da legalidade e da anterioridade. 1.2 A lei penal no tempo e no espaço. 1.3 O fato típico e seus elementos. 1.4 Relação de causalidade. 1.5 Culpabilidade. 1.6 Superveniência da causa independente. 2. Crime consumado, tentado e impossível. 2.1 Desistência voluntária e arrependimento eficaz. 2.2 Arrependimento posterior. 2.3 Crime doloso, culposo e preterdoloso. 3. Erro do tipo. 3.1 Erro de proibição. 3.2 Erro sobre a pessoa. 3.3 Coação irresistível e obediência hierárquica. 3.4 Causas excludentes da ilicitude. 4. Da imputabilidade penal. 4.1 Do concurso de pessoas. 4.2 Do concurso de crimes. 5. Das penas: espécies, cominação e aplicação. 5.1 Da suspensão condicional da pena. 5.2 Do livramento condicional. 5.3 Efeitos da condenação e da reabilitação. 5.4 Das medidas de segurança. 5.5 Das medidas sócio-educativas (Lei nº 8.069/90). 6. Da ação penal pública e privada. 6.1 Da extinção da punibilidade. 6.2 Da execução das penas em espécie: das penas privativas de liberdade, dos regimes, remição. 7. Dos crimes contra a vida. 7.1 Das lesões corporais. Dos crimes contra a honra. 7.3 Dos crimes contra a liberdade individual. 8. Dos crimes contra o patrimônio. 8.1 Dos crimes contra a liberdade sexual. 8.2 Da sedução e da corrupção de menores. 8.3 Crime organizado (Lei nº 9.034/95). 9. Dos crimes contra a fé pública. 9.1 Crimes contra a administração pública. 9.2 Crimes de imprensa. 9.3 Crimes de abuso de autoridade ( Lei nº 4.898/65). 10. Tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes ( Lei nº 6.368/76). 11. Crimes contra as finanças públicas ( Lei nº 10.028, de 19/10 2000, que alterou o Código Penal) 12. Crimes contra a ordem tributária (Leis n] 8.137/90 e 9.249/95). 13. Crimes contra o sistema financeiro (Leis nº 7.492/86 e 9.080/95) 14. Lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/98). 15. Crimes contra o meio ambiente (Lei nº 9.605/98). 16. Lei de improbidade. DIREITO PROCESSUAL PENAL: 1. Princípios gerais. 1.1 Aplicação da lei processual no tempo, no espaço e em relação às pessoas. 1.2 Sujeitos da relação processual. 1.3 Inquérito policial. 2. Ação penal: conceito, condições, pressupostos processuais. 2.1 Ação penal pública. 2.2 Titularidade, condições de procedibilidade. 2.3 Denúncia: forma e conteúdo; recebimento e rejeição. 2.4 Ação penal privada. 2.5 Titularidade. 2.6 Queixa. 2.7 Renúncia. 2.8 Perdão. 2.9 Perempção. 2.10 Ação civil. 3. Jurisdição. 3.1 Competência: critérios de determinação e modificação. 3.2 Incompetência. 3.3 Efeitos. 3.4 Das questões e processos incidentes. 4. Da prova: conceito, princípios básicos, suspensão do prazo prescricional, objeto, meios, ônus, limitações constitucionais da provas, sistema de apreciação. 4.1 Do Juiz, do Ministério Público, do acusado e defensor, dos assistentes e auxiliares da justiça. 4.2 Da prisão e da liberdade provisória. 5. Das citações e intimações. 5.1 Forma, lugar e tempo dos atos processuais. 5.2 Dos atos processuais.

 

ASSISTENTE SOCIAL - PORTUGUÊS –  Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA – 1 -  O Processo Histórico da Profissão: Do Conservadorismo ao Serviço Social Alternativo – 1.1. Métodos e Metodologia; 1.2. Relação Teoria/Prática, Sujeito/Objeto; 1.3. Objetivos. 2 - Políticas Públicas e Instituição: Espaço Profissional/Mediação/Práxis. 3-Divisão Social do Trabalho e a Prática Profissional. 4-.Planejamento/Pesquisa-Ação-Qualitativa. 5-Assistência Social e Cidadania. 6- Movimentos Sociais. 7- Previdência Social: Benefícios. 8- Reforma Sanitária: Da 8ª Conferência Nacional de Saúde ao Sistema Único de Saúde.9. Ética Profissional.

 

ENGENHEIRO CIVIL - PORTUGUÊS - Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA: 1 - Projeto de obras civis.  2 –Projetos de fundações. de instalações elétricas e hidrossanitarias. 3- Programações de obras. 4- Orçamento : composição de custos unitários, parciais e totais : levantamento de quantidades. 5 – Construção:organização  do canteiro de obras, execução de  fundações (sapatas,estacas e tubulões); alvenaria; estrutura e concreto, aço e madeira;  coberturas e impermeabilização; esquadrias, pisos e revestimentos; pinturas;  instalações (água, esgoto, eletricidade e telefonia).6 - Fiscalização: acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura. etc ), controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto  usinado, aço, madeira, materiais,cerâmicas, vidro, etc. ).7 - Legislação especificas para obras de engenharia civil. 8- Análise de contratos para execução de obras. 9 - Vistoria e  elaboração  de pareceres. 10 - Princípios de planejamento e de orçamento publico. 11 - Elaboração de orçamentos.

 

 

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