Notícias
15/02/2017   às 16:43H
Enviar por e-mail Índice de Notícias Imprimir Voltar
 
Em nome da Famup, Tota Guedes assina termo de cooperação entre a ONU e instituições da Paraíba na sede da Fiep
ZÉ EUFLÁVIO
 
O presidente da Famup, Tota Guedes, assinou na manhã desta quarta-feira, em Campina Grande, o Termo de Cooperação para Promoção da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Paraíba. O acordo foi firmado entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Sebrae, Instituto Alpargatas, Universidade Federal da Paraíba e Fiep e Famup.

A assinatura aconteceu em meio ao Seminário de Gestão Estratégica das Águas é mais um grande evento sediado pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba o presidente da Fiep e diretor regional do SESI, Buega Gadelha.

O auditório estava lotado. Representantes de vários segmentos da sociedade foram convidados a ouvir e discutir sobre questões relacionadas ao uso e a gestão das águas.

Instantes antes do início dos pronunciamentos da solenidade de abertura oficial do evento, o presidente da FIEP assinou o Termo de Cooperação para Promoção da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Paraíba. O acordo foi firmado entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Sebrae, Instituto Alpargatas, Universidade Federal da Paraíba e Fiep e Famup.

Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, considerada o maior desafio global. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que compõe a escala e a ambição desta agenda universal, da qual a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, passa a fazer parte como entidade parceira desta mobilização.

Durante a solenidade de abertura, em seu discurso, após saudar as autoridades, convidados e a Comitiva do Estado do Colorado (EUA), Francisco Gadelha, classificou o seminário como um “momento de extrema emoção” e o ponto de partida para que façamos a decolagem para um novo tempo. O líder empresarial, disse que esta é, sem dúvida, a largada para o desenvolvimento que possibilitará gerar mais emprego e renda para a Paraíba. “Queremos fazer muito mais, com menos água. Fazer tudo com dedicação, empenho e consciência”, afirmou Gadelha.

A palestra de abertura abordou a Liderança do Brasil na Agenda Global para o Desenvolvimento Sustentável. Na sequência, Carlos Motta, representante da Agência Nacional das Águas – ANA, falou sobre a Visão Nacional do Processo de Gestão da Integração das Bacias.

Encerrando a programação de palestras na parte da manhã, o Diretor Geral Northern Colorado Water Conservancy District, Eric Wilkinson, apresentou o Projeto Colorado Big Thompson, Estados Unidos.