Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária é tema de bate-papo especial com a CNM

Por CNM - em 93

Entre os dias 5 e 7 de novembro de 2019, a capital federal receberá o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária. O evento é promovido por meio de uma parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e o apoio institucional do o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, a CNM realizou um bate-papo especial para explicar aos gestores municipais como será o evento, além de debater e integrar as políticas públicas da União, dos Estados e dos Municípios para o setor. Com apresentação do consultor Mauricio Zanin, a conversa contou também com a participação do chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura Familiar ligada ao Mapa, Gabriel Asemar, e com o analista técnico da área de Desenvolvimento Rural da Confederação, Osni Rocha.

No bate-papo, os especialistas falaram que o Congresso espera reunir prefeitos, secretários municipais de Agricultura, técnicos extensionistas, representantes de sindicatos e todos os atores envolvidos com o agronegócio no país. “A ideia de realizar o Congresso surgiu de uma conversa entre parlamentares e o nosso secretário e eles entenderam a dificuldade e a falta de informação que o gestor municipal tem sobre as politicas públicas na área”, explicou o chefe de gabinete. “Buscamos a parceria com a CNM pela expertise que a entidade tem em realizar eventos de grande porte, como a Marcha, e pela representatividade e relação que a Confederação tem com os gestores municipais”, completou.

O analista técnico da CNM ressaltou ainda que o evento será uma oportunidade para o setor. “Vamos reunir vários gestores para a troca de politicas públicas e de boas práticas e queremos fazer um grande evento. Estamos com muita expectativa e esperamos mais de três mil pessoas para esse evento que além da pauta política terá o papel de levar informações importantes sobre o setor para os gestores”.

Eles destacaram ainda que a reunião dos diversos atores do setor agropecuário também será uma excelente oportunidade de troca de experiências e de construção de network, com intuito de aproximar as diversas iniciativas público e privadas, tornando-as mais eficientes.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento: http://www.congressoagropecuaria.cnm.org.br , de forma gratuita para prefeitos e secretários de Agricultura dos Municípios filiados à CNM, bem como para os técnicos extensionistas e os representantes dos sindicatos de produtores rurais do país. Os demais participantes terão um custo de inscrição de R$ 600,00, sendo que aqueles que se inscreverem até o dia 20/9 poderão pagar o valor promocional de R$ 450,00.

No site do evento constam também a programação preliminar, o manual de perguntas e respostas, os materiais do evento e as últimas notícias. Outros esclarecimentos poderão ser obtidos por meio do telefone (61) 2101-6655.

Agricultura Familiar
Os técnicos falaram também da agricultura familiar e o papel fundamental desse setor no abastecimento de alimentos aos brasileiros. “Nosso trabalho é estimular o pequeno agricultor a produzir cada vez mais e melhor o produto que será consumido pelo Brasil”, ressaltou Asemar.

Veja aqui o bate-papo com a CNM