Famup apresenta projeto para reinserção social e econômica de usuários de drogas ao secretário do Desenvolvimento Social

Por Múltipla - em 452

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), por meio do presidente George Coelho, apresentou nesta terça-feira (26) o Projeto Integração Local para Reinserção Social do Usuário de Drogas (Reinserir) ao secretário de Estado do desenvolvimento Social, Tibério Limeira. A iniciativa é executada em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com financiamento da União Européia.

“Apresentamos esse projeto ao secretário Tibério Limeira para que junto ao Governo da Paraíba possamos desenvolvê-lo para trabalhar essa política contra álcool e drogas. Entendemos ser fundamental que os governos e até mesmo a sociedade civil precisam estar articulados para oferta de serviços aos dependentes químicos. Necessitamos instituir redes de atenção para que possamos mapear e integrar essas pessoas que necessitam de atendimento”, destacou George Coelho.

Entre os problemas enfrentados pelos municípios para o enfrentamento às drogas, o presidente da Famup destacou o acesso reduzido aos serviços disponíveis em razão da falta de informação pelo usuário e do escasso diálogo entre as diferentes áreas das gestões municipais. Além do mais, há carência de material informativo e didático sobre drogas, especialistas na área de dependência química e articulação entre as estruturas existentes. “Para solucionar esses problemas estamos buscando o apoio do Governo do Estado”, disse.

O projeto Reinserir chegou a ser desenvolvido de 2015 a 2018, na 4ª Região Geoadministrativa da Paraíba e contou com a participação 12 municípios da região, mais Olivedos (PB) e Carnaúba dos Dantas (RN). A iniciativa atuou com o objetivo de fomentar o trabalho integrado das redes de educação, saúde e assistência social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social e econômica dos usuários de drogas.