- FAMUP - https://famup.org.br -

Famup destaca parceria do Governo do Estado com municípios para construção de 104 creches

Foto: Maurílio Júnior

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), por meio do presidente George Coelho, destacou nesta terça-feira (30), a parceria feita pelo Governo do Estado com 104 municípios para construção de creches, beneficiando mais de sete mil crianças. A iniciativa faz parte do programa Paraíba Primeira Infância, que consiste na execução de ações integradas da educação, saúde, assistência social, esporte e infraestrutura voltadas para crianças de 0 a 6 seis anos. Mais de 7 mil crianças serão contempladas.

“Temos que parabenizar o Governo do Estado e o governador João Azevêdo por essa parceria fundamental para os municípios e principalmente para população que necessita de espaços educacionais para deixarem seus filhos. João mostra a sensibilidade de um governo operoso e que sempre olha para as gestões municipais não importando lado político. É assim que deve ser uma gestão que garante dia a dia o crescimento e fortalecimento do estado”, destacou George Coelho.

Nas ações do programa Paraíba Primeira Infância, que somam investimentos de R$ 150 milhões em diversas áreas, está inserida a construção das creches, garantindo a universalização do atendimento aos municípios da Paraíba. Os empreendimentos serão construídos em municípios com menos de 50% das crianças matriculadas em creches ou pré-escolas ou nos que têm o menor percentual de vagas para atender a demanda.

Foto: Maurílio Júnior

O programa Paraíba Primeira Infância atuará em eixos que preveem o cuidado materno-infantil, com ações de saúde em atenção à gestação e ao nascimento, ao cumprimento de calendário de vacinação e redução da mortalidade maternoinfantil; e com a convivência familiar e comunitária, a partir de ações da política de assistência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio da articulação da rede socioassistencial  com serviços, programas, projetos e benefícios.

Também estão previstos cuidados com a diversão, com ações de incentivo ao brincar, ao esporte, à cultura, como ferramentas para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, assim como de construção e adaptação de equipamentos públicos para atendimento à primeira infância; e cuidados com o desenvolvimento, com iniciativas da política de educação, voltadas ao acesso à educação infantil, como garantia de direito, que visem o desenvolvimento integral da criança.

Municípios beneficiados com o convênio:

[1]