Famup discute volta às aulas com gestores e lança pesquisa para detalhar desafios dos municípios na Educação

Por Assessoria - em 206

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realizou uma reunião, nesta sexta-feira (22), com mais de 50 prefeituras para discutir o retorno das aulas nas escolas públicas da Paraíba. A entidade ainda lançou uma pesquisa para levantar informações sobre a estrutura das unidades de ensino de todo o estado e as condições para o retorno das aulas após o impacto da pandemia do novo coronavírus.

O encontro aconteceu de forma online e uniu técnicos e gestores, que trataram sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios na área da Educação, por conta da pandemia, além das expectativas para o retorno das aulas e os recursos disponíveis para esse momento.  Para o presidente da Famup, George Coelho, o diálogo e a troca de experiências entre os participantes ajudam no processo de retomada às aulas.

“Esse é um desafio que todo município enfrentará neste começo de ano e por isso, precisamos estar unidos e contar com o apoio dos órgãos, de empresas privadas, do governo do Estado e Federal, para que possamos trabalhar, de forma coordenada, para a volta dessas aulas de forma segura e sem impactos negativos”, pontuou.

Durante a reunião, a Famup disponibilizou um formulário, que aborda questões como quais atividades pedagógicas as secretarias de Educação estão desenvolvendo no período de pandemia, se já há data para o retorno das aulas, o plano de retomada das unidades de ensino e a origem dos recursos utilizados. Quando preenchido pelos municípios, o questionário será enviado para o Governo do Estado, que passará a contar com os dados para decidir sobre a retomada das aulas.

“É uma forma de auxiliar não só os municípios, mas também o Governo para o plano de retomada das aulas, de forma que sejam observados os desafios de cada município e se busque uma maneira de voltar as aulas que todas as cidades possam aderir”, considerou George.

Além de mais de 50 prefeitos e secretários de Educação, participaram da reunião a vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes de Educação Municipal na Paraíba (Undime-PB), Joana Ferreira, a empresária Socorro Trindade, que tem uma organização voltada para a área da educação e o médico Ricardo Azevedo, que tem se aprofundado em pesquisas sobre a covid-19 e seus impactos na sociedade.

Confira a reunião na integra através do link: https://drive.google.com/file/d/1SGUU4_GcfK6fLsqHsYjp4-RciHQYOnSc/view?usp=sharing

O formulário da pesquisa pode ser acessado através do link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkVNaiAsnV5JioGKlrcADyFaAlKyzcVG3OYmQAneUv4p9MPA/viewform

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support