Famup e MPPB discutem fim dos lixões em mais dois municípios paraibanos

Por Múltipla - em 111

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) discutiram, nesta segunda-feira (11), durante audiência pública, o fim dos lixões com os municípios de Borborema e Serraria, ao lado dos prefeitos Gilene e Petrônio, respectivamente. Após essa fase, os atores devem começar a efetivação dos projetos, que incluem a construção de unidades de tratamento e a organização de associação de catadores.

Os promotores Raniere Dantas e José Farias destacaram que os lixões nos municípios devem ser fechados no prazo de um ano. De acordo com Dantas, os gestores terão que dar outro destino ao lixo das cidades, conforme o acordo de não-persecução penal assinado pelos gestores. O promotor disse ainda que os municípios que desejam fazer da forma correta estão procurando o MPPB e a Famup para receber o auxílio necessário.

Para o secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas, é importante que os municípios se manifestem e procurem ajuda para discutir as formas corretas de por um fim aos lixões e instituírem as coletas seletivas.  “O Ministério Público está realizando um trabalho importante que visa o bem comum das populações residentes nos municípios paraibanos. É uma atuação que não tem o objetivo de punir, mas de resolver uma situação”, afirmou.

Calendário das audiências

12 – 8h Belém

13 – 8h Mari

14 – 8h Sobrado

15 – 8h Sapé

18 – 8h Gurinhém

19 – 8h Juripiranga/ 14h Mogeiro

20 – 8h Pilar/ 14h Itabaiana

21 – 8h Frei Martinho/ 14h Pedra Lavrada

25 – 9h Damião/ 14h Nova Floresta / Nova Palmeira

26 – 8h Cuité/ 14h Picuí

02/04 – 8h Curral de Cima/ 14h Lagoa de Dentro

03/04 – 8h Pedro Régis/ 14h Jacaraú

22/04 – 9h Barra de Santa Rosa