Famup recomenda criação de Comitê de Gestão de Crise do coronavírus

Por Múltipla - em 138

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) divulgou, nesta terça-feira (17), nota técnica com recomendações aos municípios para enfrentamento da emergência nacional de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O documento, assinado pelo presidente George Coelho, reitera a necessidade da implementação das medidas de precauções seguindo as orientações da normativa do Governo do Estado e sugere que cada prefeitura crie um Comitê de Gestão de Crise do coronavirus para monitoramento do cenário epidemiológico.

A entidade municipalista recomenda aos gestores a adoção de todas as medidas administrativas necessárias, além de disponibilizar orientações de caráter preventivo individual e coletivo a toda população. Também é recomendado cancelar ou adiar eventos de massa pelo prazo de 90 dias.

“Os gestores municipais devem adotar estratégias de acordo com o perfil epidemiológico de seus municípios, para este enfrentamento, recomendamos que todos os municípios sigam as medidas de prevenção adotadas pelo Governo do Estado da Paraíba”, destaca a nota técnica.

As Secretarias Municipais de Saúde, segundo o documento, devem ampliar o prazo de prescrições de medicamentos de uso contínuo reduzindo assim a necessidade de deslocamento até as Unidades de Saúde. Também deve ser estimulada a vacinação anti-influenza de forma domiciliar para os idosos. Recomenda ainda a antecipação das férias escolares de toda rede pública municipal de ensino até 18 de abril de 2020

“Estamos à disposição de todos os gestores para qualquer esclarecimento e informamos que também decidimos suspender os eventos da Famup na sede da entidade e nos municípios do interior. Precisamos unir forças nessa luta contra o coronavírus”, destacou o George.

 

Nota Tecnica 01-2020 Covid 19 Famup.pdf