Famup garante apoio ao programa Paraíba Primeira Infância para construção de 208 creches

Por Múltipla - em 271

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, participou nesta segunda-feira (14), da assinatura da segunda etapa dos convênios com prefeitos municipais para construção de creches em mais 104 municípios. A iniciativa faz parte do programa Paraíba Primeira Infância, que consiste na execução de ações integradas da educação, saúde, assistência social, esporte e infraestrutura voltadas para crianças de zero a seis anos, totalizando investimentos de R$ 106 milhões. Ao todo, a ação contempla 208 municípios paraibanos.

O programa atuará em eixos que contemplam o cuidado materno-infantil, com ações de saúde em atenção à gestação e ao nascimento, ao cumprimento de calendário de vacinação e redução da mortalidade maternoinfantil; e com a convivência familiar e comunitária, a partir de ações da política de assistência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio da articulação da rede socioassistencial  com serviços, programas, projetos e benefícios.

“Esse é um projeto social importante para as famílias paraibanas. É um marco no nosso estado. Temos que destacar a sensibilidade do governador João Azevêdo em promover e colocar em prática uma ação como essa que se dará em parceria com os municípios. Cuidar da primeira infância é essencial para garantirmos o futuro do nosso estado e isso é prioridade do Governo do Estado. A Famup estará sempre junto para contribuir com a realização das ações que serão promovidas pelo Programa”, destacou George.

Na nova etapa, entre as ações destacadas está a construção de 104 creches em municípios paraibanos. De acordo com o governador, 55 delas terão a capacidade para atender 50 crianças e outras 49 creches com capacidade para 100 crianças. Devem ser contemplados os municípios com menos de 50% das crianças atendidas por creches e municípios com menor percentual de creches. A equipe do Integra PB fará entrevista com cada município interessado.

Espaços físicos – As creches que serão construídas, nos padrões da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com equipamentos e mobiliários adequados que auxiliem no ensino e aprendizagem destinado a educação infantil, como também formações continuadas para professores e gestores do ensino infantil.