Famup, MMPB e Governo do Estado apresentam Plano de Ação para acabar com lixões em municípios paraibanos

Por Múltipla - em 113

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), o Governo do Estado e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciaram nesta segunda-feira (8) uma série de reuniões com o objetivo de apresentar aos gestores, principalmente os novos, o Plano de Ação das Unidades de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos. A proposta visa auxiliar os municípios a erradicar os lixões a céu aberto e dar o destino correto aos resíduos sólidos. Os encontros que acontecem na sede do MPPB prosseguem até a próxima quinta-feira (11).

As prefeituras serão beneficiadas com recursos para a construção de Unidades de Triagem de Resíduos Sólidos, a serem instaladas em 17 municípios. O critério para escolha de cada um levou em conta um estudo realizado pelo Ministério Público e a capacidade das cidades de comportarem galpões. “É importante que os gestores participem para conhecer de perto o projeto para instalá-lo da melhor forma possível”, disse o presidente da Famup, George Coelho.

Os municípios que receberão as Unidades de Triagem de Resíduos Sólidos são: Mari, Juripiranga, Ingá, Barra de São Miguel, Queimadas, Lagoa de Dentro, Caaporã, Malta, Serra Branca, Sumé, Taperoá, Remígio, Princesa Isabel, Marcação, Juazeirinho, Solânea e Picuí.

Além da contrapartida financeira, os municípios deverão atender exigências técnicas e adotar medidas para participar do projeto, como a criação de Associação de Catadores em conjunto com os municípios parceiros (no caso dos municípios que vão sediar os centros de triagem); a implementação da coleta seletiva, a aquisição de um kit básico de equipamentos e a criação de um pátio de compostagem nos municípios parceiros, por exemplo.

O presidente da Famup disse ainda que as questões técnicas, burocráticas e orçamentárias enfrentadas pelos municípios têm dificultado o fechamento dos lixões e destacou a importância do apoio do Ministério Público da Paraíba e do Governo do Estado para superação desses problemas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support