Famup participa da abertura da mobilização em defesa de pautas prioritárias aos municípios

Por Múltipla - em 288

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) esteve presente, nesta terça-feira (14), na abertura da Mobilização Municipalista, em Brasília. A entidade foi representada pelo presidente George Coelho, pelo secretário-geral Pedro Dantas e pelo prefeito de Sobrado, Léo Martins. A proposta é concentrar esforços nos últimos dias de atuação do Congresso Nacional em 2021, antes do recesso parlamentar, para viabilizar medidas importantes para as gestões municipais.

“Essa é uma ação importante e por isso estamos presentes. Temos que mostrar a força do municipalismo brasileiro e paraibano, na união por essas ações e programações que serão definidas. Estaremos aqui durante esses dois dias tratando de pautas importantes para que os municípios tenham as condições necessárias de oferecer o melhor para a população. Para que isso aconteça, precisamos que o Congresso aprove matérias que garantam a sobrevivência dos municípios”, destacou George Coelho.

A Mobilização Municipalista teve início com a realização da assembleia geral extraordinária da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e seus filiados. A reunião de orientação sobre a pauta e as ações teve o comando do presidente Paulo Ziulkoski.

Durante toda a tarde acontecem as articulações em defesa dos temas diretamente com os parlamentares e por meio de reuniões de bancada. O ponto de encontro será no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Vale destacar que a pauta prioritária trabalhada pelo movimento municipalista já foi apresentada e discutida com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) em reunião com o presidente da CNM nesta semana.

A Mobilização Municipalista continua nesta quarta-feira (15) com concentração no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. No período da tarde, seguirão as ações de diálogo com os parlamentares.

Acesso ao Congresso – A CNM informa aos gestores que há protocolos estabelecidos pelo Congresso para acesso. Além da exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19, é preciso mostrar um QR Code disponibilizado por algum gabinete parlamentar. A entidade reforça que os prefeitos devem buscar um deputado para viabilizar o código.