Famup participa da I Conferência Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Por Múltipla - em 57

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, participou da I Conferência Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, realizada no município de Barra de São Miguel. O encontro reuniu gestores, representantes de diversos municípios, técnicos da Sudema, técnicos ligados ao meio ambiente e engenheiros, que debateram temas voltados ao incentivo a produção e de consumo sustentável; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda; educação ambiental e financiamento do sistema de implementação da política de resíduos em nível local.

“Quero parabenizar o prefeito João Batista pela realização dessa Conferência tão importante para integrar os segmentos empresarial, da sociedade e órgãos públicos nessa discussão do gerenciamento dos resíduos sólidos. Encontros como esses, são essenciais para que sejam criadas políticas públicas para cumprir as metas do Governo Federal em relação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Nós da Famup temos trabalhado nesse caminho junto aos municípios, desde garantir o fim dos lixões até a etapa do trabalho realizado com os catadores no reaproveitamento dos resíduos sólidos. Isso é preservação do meio ambiente, preservação da vida”, comentou George Coelho.

Dentre os vários assuntos tratados na Conferência Intermunicipal o que mais se destacou foi à implantação da coleta seletiva como forma de cumprir rigorosamente a atual legislação que fala sobre o assunto. “Os municípios paraibanos podem contar com o apoio da Famup nessa construção e implantação da coleta seletiva. Temos técnicos prontos e preparados para ajudar no que for necessário”, afirmou George Coelho.

Reciclo – O presidente da Famup destacou ainda o projeto ‘Reciclo’, já em atuação em alguns municípios. O ‘Reciclo – Despertando os Municípios’ tem o objetivo de atender catadores de lixo, suas famílias e, consequentemente, contribuir com a gestão municipal. A iniciativa foi articulada após ser detectado o grau de fragilidade social que os catadores de recicláveis possuem e a necessidade de uma melhor destinação dos resíduos sólidos.

Com o sucesso do projeto, a Famup expandiu com o ‘Reciclo para Todos’. A proposta é que todos os municípios paraibanos possam garantir o desenvolvimento de ações voltadas a coleta dos resíduos sólidos.