Famup participa de audiências para implantação de coleta seletiva em Monteiro e Prata

Por Múltipla - em 321

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) participou, nesta terça-feira (26), de audiências públicas nos municípios de Monteiro e Prata para discutir o início da coleta seletiva nas duas cidades. A atividade contou ainda com a participação do Ministério Público e ficou acordado que o processo de separação de lixo reciclável será iniciado no começo do próximo ano.

A ação faz parte do projeto ‘Fim dos Lixões’, realizado pela Famup em parceria com o MPPB e com apoio das prefeituras. O secretário-executivo da entidade municipalista, Pedro Dantas, acompanhou as audiências públicas e comemorou mais esse passo, após o fechamento dos lixões, que acarretará em ganho ambiental para esses municípios e ainda geração de emprego e renda através da comercialização de materiais recicláveis.

“Atualmente, apenas 3% do lixo produzido é reciclado. Encaminhar resíduos como plástico, metal e vidro para a reciclagem, além de assegurar renda para famílias, aumenta a vida útil dos aterros. O fim dos lixões envolve uma série de ações como a coleta seletiva e a educação ambiental”, destacou Pedro.

Em Monteiro, a audiência foi comandada pela prefeita Ana Lorena e em Prata pelo prefeito Júnior. A população compareceu e participou desse debate, se comprometendo a fazer a separação dos recicláveis. Representando o Ministério Público estavam presente o procurador Francisco Sagres e o promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, Raniere Dantas.

Coleta seletiva – Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Os brasileiros jogam fora 76 milhões de toneladas de lixo – 30% poderiam ser reaproveitados, mas só 3% vão para a reciclagem.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support