Famup participa de discussões sobre Plano Estadual de Incentivo às Energias Renováveis

Por Agência Brasil - em 33

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) participa nesta quarta-feira (14) de um Workshop de Energias Renováveis promovido pelo Governo do Estado, dentro da programação da Semana da Indústria 2019. O evento que acontece no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), das 8h às 17h, em Campina Grande, reúne autoridades e especialistas na área, em nível local e nacional.

“Será um momento importante para discutirmos as potencialidades da Paraíba no quesito das energias renováveis. Estaremos tratando sobre o tema com especialistas do Governo da Paraíba na busca de soluções para a construção e fortalecimento de um Plano Estadual. A Famup tem garantido o estímulo para que os municípios também comecem a pensar e adotar energias limpas”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

A programação terá início às 8h30 com apresentação de palestra sobre: Energias Renováveis na Paraíba pelo secretário executivo de Energia, Robson Barbosa. Em seguida, haverá debate sobre o tema pelo diretor da Energisa na Paraíba, Jairo Perez; presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool/PB), Edmundo Coelho Barbosa; presidente executiva da Associação Brasileira da de Energia Eólica (ABEEolica), Elbia Gannoum; presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauia; e pelo presidente executivo da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista.

A partir das 11h30, será discutido o tema Energias Renováveis, Licenciamento Ambiental, Educação Profissional, Financiamento e oportunidades para as micro e pequenas empresas pelo superintendente da Sudema, Aníbal Peixoto Neto; pelo professor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB), João Marcelo Dias; o superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Wesley Gonçalves Maciel; e o gerente do Sebrae, Antonio Felinto Neto. O debate terá como moderador o vice presidente da Fiep, Magno Rossi.

A programação prossegue às 14h, com a formação de quatro mesas temáticas sobre políticas de fomento e incentivo ao empreendedorismo, mecanismos de financiamentos para empreendimentos de energias renováveis e educação profissional, meio ambiente e oportunidades para micro e pequenas empresas. Em seguida, haverá apresentações das propostas, considerações finais e encerramento.

Energia limpa – No que se refere a energias renováveis, o Brasil é o terceiro maior gerador desse tipo de energia que não liberam resíduos ou gases poluentes na atmosfera. Mais de 44% da energia produzida em solo brasileiro vem de fontes renováveis, através das hidrelétricas, energia eólica, biomassa, entre outras. Só o setor hidroelétrico corresponde a 17,7% da produção total de energia nacional, segundo dados do Balanço Energético Nacional (BEM).