Famup participa de encontro de entidades estaduais e discute ações voltadas para municípios do Nordeste

Por Múltipla - em 64

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) está, nesta sexta-feira (12), participando do encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento que ocorre no Grand Marquise Hotel, em Fortaleza (CE), e reúne representantes das entidades estaduais para discutir pautas de interesse dos municípios do Nordeste Brasileiro. O encontro, que ocorre a cada dois meses, está sendo realizado pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).

Para o presidente da Famup – que representa a entidade paraibana no encontro –, George Coelho, os encontros regionais servem para trocar experiência com os municípios que compartilham de uma mesma realidade. “O Nordeste Unido pelo Desenvolvimento tem a finalidade de nos tirar um pouco de pautas nacionais para debatermos assuntos que afetam diretamente os municípios do Nordeste, que compartilham de uma realidade mais próxima”, destacou George.

Entre as atividades da programação no período da manhã, estavam as palestras ‘O Programa Ceará Conectado: Conectividade e Desenvolvimento’, que foi ministrada pelo presidente da Empresa de Tecnologia do Ceará, Lassance Castro; ‘O Banco de Nordeste e as Políticas de Desenvolvimento para Região’, que foi ministrada pelo presidente interino do Banco do Nordeste, Anderson Aorivan da Cunha Possa; e ‘5G: Oportunidades e desafios da nova tecnologia para os municípios cearenses’, ministrada pelo presidente do movimento ANTENE-SE e da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz Ferreira.

George Coelho destacou ainda a importância do Programa Ceará Conectado, que faz uso de internet por fibra óptica e que cobre os 180 municípios cearenses e assegura o acesso à internet com um investimento de quase R$ 100 milhões. “É importante porque leva a informação para toda rede municipal de ensino, para os cidadãos e favorece a comunidade no acesso à internet com qualidade. É um avanço em diversos aspectos, tanto para o ensino quanto para economia e até para questões sociais. É um projeto que precisa ser implantado não só nos estados do Nordeste, mas em todo país”, avaliou.

Em relação ao que foi apresentado pelo Banco do Nordeste, o presidente da entidade paraibana ressaltou a importância para fomentação da economia. “A defesa do crédito que o Banco do Nordeste tem feito com o intuito de alcançar àquele pequeno empreendedor e contribuindo para fomentação dos pequenos municípios também nas áreas da pecuária, bens e serviços, agroindústria e agricultura. Além de gerar qualificação na área de TI, tudo para contribuir com a economia do país”, explanou George Coelho.

Já na parte da tarde, o evento será destinado a discussões de pautas prioritárias para região, atualização da agenda Nordeste e informes de pautas municipalistas.

Também participaram do encontro o secretário executivo da Seplag (CE), Adriano Sarquis; presidente da Femurn (RN), Anteomar Silva (Babá); coordenadora de comunicação e marketing da Aprece (CE), Caroline Batista; conselheiro fiscal – 3º suplente da CNM, Eduardo Gonçalves; presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; tesoureiro da Fames (SE), Everaldo Santana; diretor de relações institucionais da Aprece (CE), Expedito Nascimento; presidente estadual da Aprece (CE), Francisco Júnior; segundo secretário da CNM, Hudson Brito; presidente da Ama (AL), Hugo Wanderley; presidente da Amupe (PE), José Coimbra Filho; presidente da AAM (AM), Jair Souto; secretária executiva da Amupe (PE), Maria Gorette; secretário de planejamento da Seplag (CE), Mauro Benevides Filho; presidente da APPM (PI), Paulo César de Moraes; assistente da escola de gestão da Aprece (CE), Rafaela Aquino; secretário municipal de administração da Fames (SE), Saulo Emmanuel; assistente da Amupe (PE), Shirley Samico; presidente da UPB (BA), Zenildo Brandão (Zé Cocá) e representante do BND.