Famup participa de reunião com a CNM e, por unanimidade, federações se posicionam pela inviabilidade das eleições em 2020

Por Múltipla - em 345

A Federação das Associações de Municípios Paraibanos (Famup) participou de videoconferência que reuniu a liderança municipalista nacional nesta segunda-feira (25). Em pauta, o debate foi sobre as eleições de 2020 e, por unanimidade, foi definido que é inviável realização das eleições este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Todos os representantes das associações estaduais estavam presentes.

“Não existe estrutura mínima para realizar eleição esse ano. Não dá para se pensar em uma disputa eleitoral em meio à crise sanitária que o país vem enfrentando. Acreditamos que não é viável o adiamento nem para dezembro, tendo em vista, que adiar em dois meses não surtirá um efeito positivo para a disputa. Nossa luta agora é para que as eleições sejam unificadas para que ocorra de forma justa, democrática e igualitária”, afirmou o presidente da Famup, George Coelho.

Ainda na reunião, foi debatido sobre a necessidade de o Congresso Nacional iniciar o debate com os prefeitos, tendo em vista, que esses são os principais interessados nas eleições de 2020. “Nós estaremos convocando a bancada paraibana para uma reunião no intuito de discutir esta pauta com os parlamentares com o objetivo de unir forças para que essas eleições não ocorram este ano”, frisou George.

Outras definições – Durante a vídeoconferência também ficou acordado a elaboração de um documento intitulado por Carta Aberta à Nação sobre as Eleições, que será entregue para os parlamentares e a Justiça Eleitoral. O documento vai conter os motivos basilares da reivindicação em torno da unificação do pleito e destacará que 80% dos prefeitos em exercício têm o direito de concorrer à reeleição e atualmente 1.313 prefeitos em exercício tem mais de 60 anos, destes, 1.040 têm direito de concorrer à reeleição.