Famup participa de reunião do Conselho de Saúde e debate ações para ajudar Napoleão e FAP

Por famup - em 443

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) participou, nesta terça-feira (3), da reunião do Conselho Estadual de Saúde para debater tratamento para pacientes com câncer. Durante o encontro foi discutido ações que serão realizadas para ajudar o Hospital Napoleão Laureano (João Pessoa) e o Hospital da FAP (Campina Grande). As duas entidades filantrópicas atendem pacientes oncológicos de todo o Estado e estão enfrentando problemas financeiros.

 

O presidente da Famup, George Coelho, informou que os prefeitos vêm se mobilizando para ajudar as unidades hospitalares que atendem paraibanos das mais diversas localidades. A entidade municipalista lançou a campanha ‘Ajudando quem mais ajuda’, com a finalidade dos municípios realizarem convênio para transferir mensalmente verbas para custear despesas com atendimento médico e hospitalar na especialidade de oncologia.

 

O Conselho Estadual de Saúde é órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura básica da Secretaria de Saúde do Estado. Ele possibilita a participação da sociedade organizada na administração da Saúde e é composto paritariamente por 24 Conselheiros de Saúde titulares e 24 suplentes.

 

O Napoleão Laureano há 56 anos atende pessoas com câncer de toda a Paraíba e até de outros estados. O Hospital possui 140 leitos e é responsável por 94% dos atendimentos realizados pelo SUS. Em 2018, a unidade fechou o ano com saldo negativo de R$ 2.650.785,70.

 

A Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) é uma entidade Filantrópica, fundada em abril de 1965, na cidade de Campina Grande. Cerca de 30% de todo tratamento de câncer via SUS da Paraíba é realizado pela unidade, que também vem enfrentando problemas financeiros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support