Famup participa do lançamento do Programa ‘Paraíba Mais Sustentável’ e destaca ações desenvolvidas pelo ‘Reciclo’

Por Múltipla - em 513

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) participou nesta terça-feira (15), do lançamento do programa ‘Paraíba Mais Sustentável’, do Governo do Estado. A iniciativa vai construir espaços destinados à coleta de resíduos sólidos, beneficiando 72 municípios. O presidente George Coelho participou do evento, que foi transmitido de modo remoto, e aproveitou para lembrar do projeto ‘Reciclo – Despertando os Municípios’, que está trabalhando com educação ambiental, saúde pública, valorização e capacitação dos catadores de recicláveis.

“Esses projetos são muito importantes para a preservação do meio ambiente e, principalmente, para garantia de ações sociais. Sabemos das dificuldades dos municípios para resolver problemas voltados aos resíduos sólidos e esse programa do Governo do Estado vai proporcionar uma grande evolução dos trabalhos, garantindo renda e inclusão social. Esse é um dia especial para nós da Famup, que já começamos a desenvolver o projeto ‘Reciclo’, que vai beneficiar, de início, 27 municípios. Podem ter certeza que esses trabalhos desenvolvidos na Paraíba serão copiados em todo o Brasil”, disse George Coelho.

O governador João Azevêdo agradeceu a dedicação da Famup e do presidente George Coelho na garantia da execução do projeto ‘Paraíba Mais Sustentável’. Segundo o governador, há muitos anos o presidente da Famup já pedia apoio do Governo do Estado quanto aos resíduos sólidos. “Agora é correr e implementar o projeto que vai gerar uma transformação importante na vida de milhares de paraibanos. Vamos trabalhar para que essas ações cheguem em mais municípios”, destacou.

O programa realizado através da Secretaria de Desenvolvimento e da Articulação Municipal garante a instalação de Unidades de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos e a construção de galpões de triagem dos resíduos sólidos. Dentro do projeto estão 16 municípios sedes; 56 parceiros, beneficiando assim 72 municípios paraibanos. O programa visa fortalecer as políticas de saúde públicas, meio ambiente, educação e geração de emprego e renda, além de fortalecer, através da criação de Associação de Catadores, uma política de inclusão social e ambiental.

Reciclo – O projeto ‘Reciclo – Despertando os Municípios’, é uma iniciativa da Famup em parceria com os gestores de 27 municípios paraibanos e o Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Ele acontece a partir de duas ações, a primeira é constituída pela realização de um diagnóstico do perfil demográfico dos catadores de recicláveis e seus familiares, com enfoque nas questões socioeconômicas e educacionais. Traçado o perfil, será possível dimensionar aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que servirão como base para as ações seguintes. Já na segunda etapa, será desenvolvida qualificação profissional com foco no trabalho dos catadores.

Em paralelo, o projeto também trabalha com ações educativas junto aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino, além de promover capacitações para profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social.