Famup realiza live para discutir o Regime Próprio de Previdência Social em tempos de pandemia

Por Múltipla - em 77

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realiza na segunda-feira (6), às 17h, uma live pelo Zoom, para discutir o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) em tempos de Pandemia. O especialista em gestão previdenciária Milton Moreira Raimundo e o consultor previdenciário Rocine Rodrigues irão esclarecer dúvidas dos gestores relacionadas a Emenda Constitucional 103/2019, a Lei Complementar 173/2020, a Portaria 14816/2020 e ainda a Portaria 9907/2020 com a finalidade de fornecer aos prefeitos informações necessárias para tomada de decisão no momento atual.

Entre os assuntos abordados na live estarão ainda a necessidade da adequação a Emenda Constitucional 103/2020 que altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias, especificamente quanto a alíquota do servidor, passando de 11% para 14%. Também estará na pauta a possibilidade de suspensão dos repasses parte patronal aos RPPS, competência março a dezembro 2020 e a necessidade de certificações e graduação a dirigentes de RPPS a partir de 2021.

Outro ponto discutido será sobre a Lei Complementar 173/2020 que instituiu o Programa Federativo de Enfrentamento à Covid-19, com medidas que beneficiam Estados, Distrito Federal e Municípios. Paralelamente a isso, foram promovidas alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal, prevendo-se proibições e vedações voltadas ao controle das despesas obrigatórias, especialmente pessoal e encargos sociais, cuja vigência se estenderá até dezembro de 2021.

De acordo com Milton Moreira, durante a live os gestores terão à disposição toda legislação em mídia digital, apresentação dos principais fundamentos, vedações e consequências, através de uma comunicação simples e direta, possibilitando que os participantes façam perguntas tendo as respostas de formas imediatas.

Perfis – Milton Moreira Raimundo é diretor Presidente do IPSOL – Soledade/PB, contador, CPA-10, especialista em Gestão Previdenciária, colunista da Revista RPPS do Brasil, professor de pós-graduação na Faculdade Damásio, professor do Seletto Cursos e Concursos, assessor e Consultor Previdenciário, palestrante motivador de Conselhos de RPPS e fundador da Asprev-PB.

Rocine Rodrigues é consultor previdenciário e analista de sistemas. Também presta consultoria para a Federação dos Municí­pios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support