Famup suspende divulgação de matérias de boas práticas dos municípios em cumprimento a legislação eleitoral

Por Múltipla - em 104

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) comunica que vai deixar de publicar, a partir deste sábado (15), notícias que tratam de boas práticas municipais, textos, imagens ou símbolos que possam ser interpretadas como forma de enaltecer a figura do gestor público. A mudança é um acordo para respeitar as regras estabelecidas na Constituição Federal e na legislação eleitoral, para que a entidade continue agindo de forma ética e justa por todo período das eleições municipais previstas para os dias 15 (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).

A legislação eleitoral prevê uma série de restrições aos agentes públicos a fim de garantir a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais. De acordo com a Emenda, o prazo máximo para veiculação de publicidade institucional foi alterado para 15 de agosto. A exceção vale apenas para publicações referentes a Covid-19, que pode continuar a ser divulgadas por ser interesse de saúde pública.

A Famup orienta ainda que cada gestor avalie a desabilitação do site institucional e monitore o uso das redes sociais das prefeituras. Com base na exceção, a identidade institucional criada para campanhas de enfrentamento ao coronavírus não podem ser vinculadas a imagem de nenhum candidato.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support