Famup terá canal direto com Gigov para tratar de processos de obras de infraestrutura nos municípios

Por Famup - em 98

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) terá um canal direto com Gerência Executiva de Governo (Gigov) da Caixa Econômica para tratar sobre os contratos realizados com prefeituras paraibanas no que se refere a obras de infraestrutura. A criação do novo espaço foi discutido durante reunião, pelo presidente George Coelho com o coordenador do setor de convênios da Caixa, Giovanni Coleman.

“Essa foi uma demanda dos prefeitos e por isso fomos discutir com a Caixa, principalmente sobre a tramitação de processos que são muito burocráticos. E nessa conversa sugerimos a criação desse espaço para que a Famup possa intermediar alguns assuntos relacionados aos municípios na Gigov. Sendo assim, iremos evitar que um prefeito tenha que sair do seu município, por muitas vezes lá do Sertão, para vir apenas tratar de um pequeno entrave no processo. E aí, a Famup poderá fazer esse destrave pelo município solicitante”, destacou George Coelho.

De acordo com George, coordenador do setor de convênios da Caixa, Giovanni Coleman, acatou a sugestão da Famup para criação desse espaço de intermediação. Além da criação do novo canal, também foi discutido a organização de workshops sobre gestão de contratos, o que deve acontecer de forma regional.

“Estamos trabalhando para garantir que os municípios se capacitem nesse espaço de gestão de contratos. Sabemos que muitos municípios não possuem pessoas capacitadas para essas demandas e o nosso objetivo é justamente esse, o de preparar os servidores para que garantam a execução dos projetos e resolver todas as burocracias até a conclusão das obras. Esse é o propósito da Famup, o de trabalhar para garantir o pleno funcionamento das administrações municipais”, afirmou George Coelho.

A Gerência Executiva de Governo é a unidade vinculada à Vice-Presidência de Governo responsável, do ponto de vista técnico (Engenharia e Trabalho Social), pelo acompanhamento das operações de infraestrutura contratadas com recursos da União, como por exemplo, obras de pavimentação urbana, de redes de distribuição de água e de captação de esgoto, entre outras. Ela também é responsável pela gestão da parte técnica dos contratos referentes às emendas parlamentares.