I Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba acontece nestas quinta e sexta-feira

Por Múltipla - em 70

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) está apoiando o I Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba que acontece nestas quinta-feira (2) e sexta-feira (3), em João Pessoa, no Hotel Aram Beach e Convencion. A iniciativa para realização do Fórum é do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, na Paraíba, (Coegemas-PB). Esse será o primeiro encontro presencial desde o início da pandemia causada pela covid-19 e, por isso, seguirá todas as medidas de segurança exigida pelas normas sanitárias. É solicitado aos participantes que seja levado o cartão de vacinação covid-19, além do uso obrigatório de máscara.

Na quinta-feira, os participantes debaterão sobre a importância dos colegiados e instancias nos processos de pactuação, deliberação para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Mesa terá como expositores: Elias de Sousa Oliveira, presidente do Coegemas; Mácia Lopes, Coordenadora da Frente Nacional em Defesa do SUAS; e Keiles Lucena de Macedo, presidente do Coegemas-PB.

Ainda na quinta, será discutido o Portal Assistência Social nos municípios como ferramenta de gestão para avaliar e monitorar as proteções e desproteções sociais, considerando o financiamento, subfinanciamento, desfinanciamento da Política de Assistência Social. Como debatedores estarão: Denise Ratmann Colin, Assistente Social do Ministério Público do Estado da Paraná; Elias de Sousa Oliveira, presidente do Coegemas; e Sofia Ulises, da Secretaria Executiva do Coegemas-PB.

Na sexta-feira, o primeiro painel do dia vai debater os desafios para a gestão da Política de Assistência Social nos municípios: PEC SUAS 383/17, Portaria 2.362/19 e as incertezas do Auxílio Brasil. Como expositores estarão: Elias de Sousa Oliveira, presidente do Coegemas; Márcia Lopes, da Coordenação da Frante Nacional em Defesa do SUAS; e Alzenira Alexandrino, secretária do Coegemas-PB.

A partir das 13h30 terá início a 167ª Reunião Ordinária da CIB com a pauta voltada a implementação do Programa Paraíba que Acolhe; balanço das reuniões no ano de 2021 da CIB; fortalecimento da relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça: diagnósticos e desafios.