Presidente da Famup recebe homenagem da CNM pelos 40 anos da entidade

Por Assessoria - em 124

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, recebeu nesta terça-feira (11), durante reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), uma homenagem pelo trabalho desempenhado em favor dos municípios. Ao receber o pin comemorativo pelo aniversário de 40 anos da entidade, George Coelho destacou a luta desenvolvida na Paraíba pelo fortalecimento das causas municipalistas.

 

“É muito gratificante receber essa homenagem pelo trabalho desempenhado pela Famup em defesa dos municípios e principalmente pelo apoio e contribuição dados a CNM que tem sido fundamental nas batalhas e ações tão importantes na garantia da autonomia municipal. Continuaremos trabalhando firme para que possamos garantir mais qualidade de vida para a população, Por meio de uma distribuição mais justa dos recursos”, destacou George.

O primeiro a receber o pin comemorativo do aniversário foi o presidente de honra, Paulo Ziulkoski. “O senhor é responsável pela construção de boa parte dessa história”, destacou o presidente da CNM, Glademir Aroldi, ao entregar o presente. Ele falou ainda da importância dos que, em 1980, enxergaram a necessidade de construir uma entidade que representasse os Municípios. Logo em seguida, pelo Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Dalva Christofoletti e Tania Ziulkoski receberam a honraria. Conhecida como dona Dalva, a representante da CNM participou da criação da entidade.

 

Logo após as homenagens, presidentes de associações de todo o Brasil participaram da reunião do Conselho Político. A primeira pauta da reunião tratou a reforma tributária, que está em discussão no Congresso Nacional. O presidente da CNM, Glademir Aroldi, atualizou o grupo sobre o debate do tema com o governo federal e reforçou que não serão aceitas perdas financeiras para os Municípios. Diversas pautas econômicas – piso nacional do magistério e adicional de 1% do FPM em setembro, por exemplo – também foram tratadas pelo Conselho, além dos eventos previstos para 2020, como a 23ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

 


Também foram discutidos temas como a PEC 188 proposta pelo Governo Federal e que trata sobre a extinção de municípios e o aumento no repasse dos royalties, relativo à parte da União. Entre os eventos previstos para 2020 e debatidos pelo Conselho estão a XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, que ocorrerá de 17 a 20 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, e a XXIII Marcha, confirmada para 25 a 28 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Neste ano, a CNM também dará continuidade ao projeto CNM Qualifica, levando capacitação aos servidores municipais.

 

Além de George Coelho, estiveram na reunião os presidentes da Associação Alagoana de Municípios (AMA), Pauline de Fátima Albuquerque; da Associação Goiana de Municípios (AGM), Paulo Rezende; da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina; da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga; e da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda.

 

Também estiveram na reunião, os presidentes da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar; da Federação dos Municipios do Estado do Sergipe (Fames), Christiano Cavalcante; da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Cruz; e da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano.