Organização prorroga as inscrições do Prêmio Celso Furtado

Por Assessoria - em 1079

Desde 2009, o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional é realizado com o objetivo de dar publicidade a novos projetos e boas práticas que envolvam o progresso no país com a finalidade de multiplicá-los.  Além disso, toda edição conta com um homenageado que tenha sido, de certa forma, importante para o avanço da questão regional brasileira. Este ano será Milton Santos, autor da obra O Espaço Dividido, onde aborda redes da economia urbana nos países subdesenvolvidos.

Durante a apresentação, o mestre de cerimônia Luiz Lima divulgou as categorias a serem premiadas: Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas exitosas de Produção e Gestão Institucional; Projetos Inovadores para Implantação no Território; Amazônia – Tecnologia Inovações; Centro-Oeste – Desenvolvimento para a Faixa de Fronteira; Nordeste – Inovação e Sustentabilidade.

Segundo Lima, a ação é muito importante para incentivar a criação de novas práticas para o desenvolvimento de regiões. Ele lembrou que outras cidades podem usar os bons exemplos para obter crescimento, principalmente áreas mais carentes, como o Norte e o Nordeste. O Projeto Cidade Verde, um dos vencedores de 2012, chamou atenção de representantes municipais de Palmas, que procuraram os organizadores com a intenção de executá-lo na capital do Tocantins.

O vencedor recebe R$ 15 mil reais e o segundo colocado R$ 10 mil reais, além de diplomas de reconhecimento de mérito na categoria em que concorreram. O regulamento está disponível no site www.mi.gov.br/premio e as inscrições poderão ser feitas entre 1 de junho e 14 de Agosto de 2017.

Também estavam presents durante os dias de evento o Dr. Marcos Formiga, do Centro Celso Furtado e o Prof. Aldo Paviani, Diretor de Estudos Urbanos e Ambientais, da Codeplan/DF.