Presidente da Famup participa de encontro com prefeitos, procuradores e diretores da Miriri

Por Assessoria - em 70

O presidente da Famup, Tota Guedes, o secretário excutivo, Pedro Dantas e mais o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLN) e prefeito de Lagoa de Dentro, Fabiano Pedro, se reuniram na última quinta-feira (25) com Procuradores do Ministério Público da Paraíba, prefeitos do Litoral Norte e diretores da Destilaria Miriri Alimentos e Bioenergia. O encontro teve como objetivo, discutir o fim dos lixões e o correto descarte e tratamento dos resíduos sólidos nos municípios.

Tota disse que durante o dia visitaram as instalações do parque industrial da Destilaria Miriri, onde foi feito uma inspeção técnica nos setores de produção de energia, etanol, sabão, detergente, tratamento dos resíduos sólidos, coleta seletiva, e – da possibilidade da destilaria receber o lixo orgânico dos municípios da região.

Para o gestor, o presidente do grupo Miriri, engenheiro agrônomo Gilvan Celso Cavalcanti de Morais Sobrinho, é um parceiro do desenvolvimento, um homem preocupado com a preservação do meio ambiente. Fabiano afirmou que doutor Gilvan, é digno, merecedor de ser homenageado em todos os municípios do vale do Mamanguape. “Ele é cidadão paraibano, outorgado pela Assembleia Legislativa”, disse.

Ele e outros gestores se comprometeram a realizarem políticas públicas de conscientização, para agirem e acelerar o fechamento dos lixões, dando ao lixo a destinação correta com a legislação ambiental, em consonância com a política nacional de resíduos sólidos.

Os prefeitos consideraram positivas as experiências adquiridas pela Miriri, o que facilitará na solução dos problemas dos municípios, que ainda não conseguiram se adequar de acordo com a legislação federal.