Audiência pública discute Lixão Zero em Nova Palmeira

Por - em 1633

A prefeitura de Nova Palmeira, em parceria com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP) e o Ministério Público Estadual (MPE), realizou na tarde dessa segunda-feira (25), na EMEF Iran Coelho Dantas (ICD), uma audiência pública com o tema – ‘Lixão Zero’, envolvendo gestores, catadores, professores, agentes comunitários de saúde e limpeza e a população em geral.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito de Nova Palmeira, Aílton Gomes Medeiros, o promotor de justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio de João Pessoa, José Farias de Sousa Filho; o também promotor e coordenador do CAOP do Meio Ambiente, Raniery da Silva Dantas; e o presidente da Câmara de Vereadores, José de Souza Santos (DEM).

Fizeram parte ainda da mesa de honra, a secretária de Administração, Ilza Mendonça; o secretário de Agricultura, Juraílson Dantas, representando as comunidades e as associações urbana e rural e o conselho de desenvolvimento rural e sustentável; Sebastião Bezerra Júnior, representando a Escola Antônio Coelho Dantas; o representante dos catadores de materiais recicláveis, Napoleão; e Carlos Eduardo, que representou os professores, os agentes de saúde, endemias e limpeza urbana e os grupos prioritários, que serão os multiplicadores do projeto.

O espaço reservado no ICD ficou lotado, recebendo a presença de vereadores, secretários municiais, servidores públicos e alunos de todas as comunidades.

O objetivo da audiência foi tratar da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e da adesão ao projeto doMPE e da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP), na qual sugerem a solução para o fim dos lixões nos municípios, através da sensibilização da sociedade para coleta seletiva.

O promotor José Farias foi o palestrante. Ele realizou uma conversa de linguagem simples, pedindo o envolvimento da população com o tema, explicando como o cidadão deve proceder diante do resíduo orgânico e o reciclável, este último, devendo ser separado para doar aos catadores de materiais recicláveis.

A PNRS, traz uma nova perspectiva para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos. Ela relaciona a importância entre catadores e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Isso é o que evidencia a essência do desenvolvimento econômico sustentável através da inclusão social e da preservação ambiental.

Reunião confirma adesão

O prefeito esteve com os promotores José Farias e Raniery da Silva, o assessor jurídico do Executivo, Wanderley Dantas, e os secretários Wagner Barros (infraestrutura), Ilza Mendonça (administração) e Camila Maciel (finanças) e, numa reunião bastante proveitosa, ficou assegurada a adesão do município de Nova Palmeira ao projeto, atendendo as demandas do MPE e concretizando os compromissos assumidos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support