Governo Municipal de Jacaraú fecha acordo com a Embrapa-CE para cooperação e transferência de tecnologia do projeto da cajucultura

Por Enviado: Decom Jacaraú para Famup - em 277

No último dia 22 de fevereiro, a Embrapa-CE fez uma visita em Jacaraú para encaminhar o projeto que celebra o acordo de cooperação e transferência de tecnologia do projeto da cajucultura para o município.

Estiveram presentes o Prefeito Elias Costa, o Procurador Geral do município, Adilson Alves, o Secretário de Finanças e Planejamento, Valdeci Coutinho, o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Júnior André, o Secretário Adjunto, Adval Lima, o Presidente da Câmara Municipal, Lico de Doro, o Presidente do CMDRS – Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, Ivan Coutinho e os representantes da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, Chefe Geral e Genésio Vasconcelos, Chefe de Transferência de Tecnologias.

O projeto terá vigência de quatro anos e envolverá outros parceiros. Haverá quatro unidades experimentais em áreas distintas escolhidas com base no perfil do produtor e com abrangência e cobertura de toda área territorial do município e com essas unidades piloto, será construído o jardim clonal para que haja a tecnologia para expansão da atividade para Jacaraú, região e quem tiver o interesse.

Esse resultado, faz parte de um projeto que se iniciou em 2019, quando o prefeito Elias Costa, apresentou o projeto para os técnicos da Embrapa e foram realizadas visitas em Jacaraú para fazer análises do local, e diante disso, um diagnóstico foi apresentado com resultados do solo e do clima.

A cajucultura é caracterizada como uma das principais atividades da população de Jacaraú. “A cadeia produtiva da cajucultura é responsável por representar grande parte do potencial econômico da cidade, complementando a renda do agricultor. Tivemos reuniões e análises de solo e de clima com os técnicos da Embrapa durante esses anos, e buscamos essa parceria com intuito de ampliar e facilitar a produção do produto, pois sabemos que a população do município é envolvida com a produção ou beneficiamento da castanha de caju, o que garante trabalho e renda o ano inteiro para as famílias, e com isso ir também consolidando a marca de que somos a terra da castanha”, afirmou o prefeito Elias Costa.

O projeto para implementação do jardim clonal para o fortalecimento da cultura da castanha de caju, segue como mais um trabalho da gestão municipal que tem o objetivo de fomentar a economia do município.

Fonte: Departamento de Comunicação de Jacaraú.