- FAMUP - http://www.famup.com.br -

Pedra Branca conquista 1º selo de qualidade da atenção primária à saúde da Paraíba e é o 2° lugar no Brasil

O município de Pedra Branca, situado na microrregião do Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba, conseguiu conquistar o Selo de Qualidade da Atenção Primária à Saúde, sendo o 2ª lugar entre 225 municípios em todo o país. Pedra Branca teve como resultado a nota 9.04 e será o primeiro município do Estado da Paraíba a receber o Selo pelo bom desempenho da APS no território.

A conquista será celebrada com o recebimento do certificado em Brasília, dia 24 de junho, na Reunião Ordinária da CIT.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) parabenizou oficialmente em seus canais oficiais o empenho da gestão municipal e sua equipe no trabalho desenvolvido em busca de garantir uma atenção com qualidade e no alcance dos bons resultados, fruto de compromisso e responsabilidade com a saúde pública. “Estamos muito felizes e orgulhosos do município de Pedra Branca que ficou em 2º lugar a nível nacional para recebimento do selo e parabenizamos a gestora Monica Maria de Sousa Lacerda e toda a equipe de saúde pelo excelente exemplo de trabalho”.

A 7ª Gerência Regional de Saúde do Vale do Piancó, também comemorou e parabenizou a conquista de Pedra Branca. E disse que o município vem se destacando em todas as avaliações da saúde, já que a cidade também é 1º lugar na Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19, conforme Boletim Oficial do Estado da Paraíba, divulgado na manhã desta terça-feira (15).

A Secretária Municipal, Mônica Maria de Sousa atribuiu o feito a todos os esforços diários que são concentrados pela equipe que integra a Atenção Básica de Pedra Branca. “É uma satisfação enorme saber desta grande conquista que o nosso município obteve, se destacando nacionalmente. Não é fácil pra ninguém, porém, é uma missão que se transforma a cada dia em uma batalha e assim vamos vencendo, com trabalho e muita determinação”, comentou.

O Selo de Certificação de Atenção Primária de Qualidade foi lançado como forma de fortalecer, estimular e promover a Atenção Primária à Saúde no Brasil. O selo visa certificar 225 municípios que apresentaram, no 3º quadrimestre de 2020, notas nos indicadores de desempenho do Previne Brasil acima de 7.

Os gestores serão certificados progressivamente, de forma presencial, nas reuniões mensais da Comissão Intergestores Tripartite – CIT.

A certificação é um reconhecimento do trabalho gestores e profissionais de saúde que, mesmo em um cenário de grandes dificuldades, têm trabalhado na melhoria do acesso da população e da assistência nas unidades básicas de saúde, reforçando o papel da APS como porta de entrada do SUS.

Fonte: Diamanteonline.com.br

[1]