Prefeitura de Borborema e Empaer inauguram feira da agricultura familiar

Por Ascom Borborema - em 223

Com o apoio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e dos Agricultores Familiares do Município, a Prefeitura de Borborema, no Brejo Paraibano, inaugurou nesta quinta-feira, 04 de abril a feira da agricultura familiar, que será realizada sempre as quintas-feiras.

A feira apresentou produtos de 20 agricultores familiares que trabalham com o plantio e cultivo de alimentos isentos de produtos químicos como; Feijão verde, macaxeira, Iame, coentro, alface, maxixe e outros.

De acordo com o que disse a Prefeita, Gilene Cândido, a feira da agricultura familiar faz parte do projeto “Borborema mais Orgânica”, que tem como objetivo fortalecer a produção de orgânicos no Município e aproximar as pessoas para o consumo desses alimentos, oferecendo produtos agrícolas de mais qualidade para o consumo humano, proporcionando ainda emprego e renda, fomentando a economia local.

Gilene disse ainda que o Município estará fazendo parcerias com a UFPB/Campus de Bananeiras e órgãos do Governo do Estado como EMPAER, a fim de ofertar suporte técnico para os produtores, como cursos de controle de pragas e doenças nas plantações e capacitações para uso de tecnologias.

O coordenador estadual das feiras da Empaer, Severino Henrique de Lima, destacou a importância da união entre os agricultores, para o fortalecimento da economia e empoderamento de casa homem e mulher do campo.

O Secretário Municipal de Agricultura, Joselito, destacou que dentro do que é possível, a Prefeitura tem assistido o agricultor.

Para a organização da feira, a Prefeitura adquiriu barracas padronizadas, numa parceria com o Governo do Estado.

Sobre a Empaer: Órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), da Paraíba, recentemente criada pelo Governo do Estado, em substituição a Emater, Emepa e o Interpa.