Prefeitura de Guarabira lança programa que torna gestão mais moderna e transparente

Por Famup - em 828

Guarabira adota plataforma Prefeitura Papel Zero

A prefeitura de Guarabira começou o processo de transformação digital de sua gestão. O objetivo é zerar a utilização de papel na administração municipal com o uso da plataforma Prefeitura Papel Zero, desenvolvida pela 1Doc e operacionalizada com exclusividade pela Sogo Tecnologia no Nordeste brasileiro. O projeto foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (12).

A plataforma Prefeitura Papel Zero é um software 100% web, responsivo (tablets, smartphones), com certificação digital e painéis de gestão que fornecem dados para melhorar continuamente a qualidade dos serviços e processos da gestão pública.

A plataforma Prefeitura Papel Zero vai permitir que a população de Guarabira tenha acesso a serviços e documentos da administração a qualquer momento.

Além da agilidade e da desburocratização da gestão, a adoção do sistema vai zerar a utilização de papel pela prefeitura, diminuindo a utilização de insumos como impressoras e otimizando o tempo de trabalho dos servidores públicos.

De acordo com o prefeito de Guarabira, Marcos Diogo, estudos estão sendo realizados para estimar a economia mensal que o programa vai gerar aos cofres públicos. “Além da questão financeira, devemos ter uma grande melhoria no tempo gasto para atendimento das demandas, o que gera respostas mais rápidas à população. É uma economia intangível”, avalia.

Segundo a prefeitura, o projeto, que ganhou o nome de Guarabira Digital, deve estar em funcionamento dentro de um período de 30 a 60 dias, com cerca de 500 servidores trabalhando por meio do sistema. A implementação está sendo realizada pela Sogo Tecnologia.

“Estamos na fase de treinamento dos servidores e implementação das funcionalidades que melhor se encaixam em cada setor, iniciando pelos gabinetes do prefeito e vice-prefeito”, explica José Carlos Roso, especialista em implementação da 1Doc. “Em seguida, vamos acompanhar todos os setores para ver questões de adaptação e desempenho e realizar ajustes e, posteriormente, fazer a liberação de acesso para a população”, acrescenta.

Para Marcos Diogo, a implantação responde a uma necessidade de melhoria das gestões públicas.

“O mundo vem passando por transformações. Tudo o que fazemos em Guarabira agora vai eventualmente ser implantado em todas as cidades, então procuramos estar sempre um passo à frente. Não tenho como mensurar a implantação de um projeto desse porte sem o apoio da Sogo Tecnologia realizando o treinamento”, diz.

Plataforma desburocratiza processos e agiliza serviços

Por meio da plataforma é possível digitalizar documentos e informações públicas, rastrear os processos administrativos de ponta a ponta, centralizar informações, fazer assinaturas de documentos, gerir toda a documentação de forma eletrônica, entre outras funções. Tudo isso traz mais transparência na gestão, celeridade dos processos administrativos e desburocratização dos serviços.

A plataforma tecnológica utilizada pela prefeitura de Guarabira está presente em mais de 300 cidades brasileiras. Na Paraíba, são mais de 20 municípios, entre eles Campina Grande, Cabedelo e Cuité, por exemplo, além de entidades e grandes empresas.

Fonte: Assessoria de Comunicação AlfaGroup/Sogo