Prefeitura estabelece fluxograma de atendimento a pacientes com síndrome gripal ou sintomas do novo coronavírus

Por Assessoria NP - em 127

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Palmeira estabeleceu um fluxograma de atendimento a pacientes com síndrome gripal ou sintomas do novo coronavírus na rede municipal. O fluxograma envolve desde a identificação de sintomas pelo paciente até o tratamento de casos confirmados, ou encaminhamento ao serviço de referência – que é o Hospital Regional de Picuí.

Assim, caso o paciente sinta febre, apresente pelo menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais ou alargamento da abertura das narinas ao respirar, entre outros) e tenha histórico de viagem para área com transmissão local ou tenha tido contato próximo com caso suspeito nos últimos 14 dias, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), comunicando, imediatamente, na recepção.

Nas unidade, tanto a pessoa atendida quanto o profissional recebem proteção preventiva – máscara e Equipamento de Proteção Individual (EPI). Em seguida, é realizado o atendimento na recepção e encaminhado ao setor de triagem e posterior atendimento médico.

A UBS, preparou um esquema obedecendo o fluxo de atendimento rápido, orientado pelo Ministério da Saúde, onde foi reservado um consultório específico para Síndrome Gripal e um para os demais atendimentos, da mesma maneira, foi reservada uma enfermaria, onde se houver necessidade de atendimento de urgência, ou encaminhamento deste paciente para o serviço de referência, ele terá um local seguro para aguardar que a equipe de transferência e transporte se prepare adequadamente.

O município recebeu ainda 80 testes rápidos que deverão ser utilizados entre os profissionais de saúde, da segurança pública e possíveis casos de síndrome gripal, da população, de acordo com a necessidade e indicação médica.

Se o exame laboratorial der negativo para Covid-19 ou não se enquadrar como caso suspeito, é dada a alta hospitalar. Confirmada a infecção pelo novo coronavírus, a pessoa portadora da doença é encaminhada para isolamento domiciliar e acompanhamento pela UBS, por 14 dias, ou em caso de agravamento do quadro, esse paciente será encaminhado para o Hospital Regional de Picuí.

“Estamos seguindo todos os protocolos e indicações tanto do Ministério da Saúde quanto da Secretaria de Estado da Saúde (SESPB). Desde o início da Pandemia a nossa equipe já recebeu treinamento e capacitação sobre o manejo e o uso de EPIs, providenciamos a colocação de faixas informativas pela cidade, cartazes informativos, orientando sobre como as pessoas devem proceder. Não tivemos casos confirmados até o momento, mas precisamos estar preparados para essa pandemia”, afirma a secretária municipal de Saúde, Maíra Vitória.

Central de Regulação de Transportes da Saúde Covid-19 e Teleatendimento

O Município de Nova Palmeira criou a Central de regulação de Transportes da Saúde e Teleatendimento covid-19 para tirar dúvidas da população, quanto a sintomas e queixas, esse serviço funciona 24h, onde do outro lado da linha, o cidadão contará com o atendimento de uma profissional Enfermeira, que fará a triagem do atendimento e o encaminhamento de qual tipo adequado de transporte irá buscar este paciente em sua residência , se carro convencional ou se ambulância, garantindo assim a redução do risco de contaminação pelos profissionais, que já se deslocam sabendo exatamente o tipo de EPI que será usado durante a transferência. Além deste serviço, a ouvidoria dispõe de informações sobre como identificar os sintomas, se é um quadro de procurar a UBS ou de ficar em casa, em repouso, o serviço pode ser acionado pelo telefone que também é WatsApp (83) 9 8697.6478 a qualquer hora do dia ou da noite.

Orientações de prevenção ao novo coronavírus

– Lavar as mãos, frequentemente, por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar, regularmente, o ambiente e mantê-lo ventilado.

Comitê Covid-19 Nova Palmeira