Prefeitura intensifica limpeza das praias durante período de alta estação

Por - em 166

Durante o período de verão, o fluxo de pessoas que visitam diariamente as praias da Costa de Conde tem um aumento considerável. Pensando no bem-estar da população e turistas, a Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Meio Ambiente e a Diretoria de Limpeza Urbana, intensificou a limpeza nos 17km de praias de águas mornas e cristalinas, conhecidas mundialmente.

De acordo com o Diretor de Limpeza Urbana do município, Eurico Teixeira, a limpeza das praias é realizada com frequência, inclusive aos domingos, mas no período de verão, com o aumento de turistas que visitam o litoral sul é preciso um reforço na limpeza em toda a orla de Conde, da Barra de Gramame até Tambaba.

“Estamos no período de verão, e em comparação ao ano passado, o número de pessoas que tem frequentando as praias de Conde, aumentou consideravelmente. Esse aumento se dá por conta das realizações de eventos e de espaços para lazer como a Praça do Mar. Portanto, estabelecemos o cronograma de limpeza sempre às segundas, quartas e sextas, para que o visitante encontre o local limpo e possa se divertir com sua família e amigos”, ressaltou Eurico.

Além da intensificação no trabalho de limpeza das praias, as Semam em uma ação intersetorial com outras secretarias, coordenadorias e a população, estão realizando ações de conscientização sobre a importância de manter as praias limpas, é o projeto “Onda Limpa”, que entra em seu segundo ano de atividade. Nos finais de semana, o grupo percorre algum trecho da costa, conscientizando as pessoas da guardarem seu lixo em sacos plástico e ao sair da praia, colocaram em compartimentos que estão espalhados em vários pontos das praias.

Eurico reforça que a maior quantidade de resíduos encontrados nas areias das praias são as garrafas pets, latinhas de refrigerante, papéis de picolé, entre outros. “É fundamental que as pessoas tenham a consciência de que são responsáveis pelo lixo gerado. Nós estamos fazendo nossa parte, trabalhando para manter os locais limpos para que as pessoas possam aproveitar com tranquilidade as belezas do nosso litoral, agora esperamos que todos e todas contribuam e preservem o meio ambiente”, finalizou.