Prefeitura realiza curso de formação para servidores aprovados no concurso da Controladoria-Geral do Município

Por - em 89

A Controladoria-Geral do Município (CGM), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), está realizando um curso de formação para os vintes auditores e técnicos aprovados no concurso realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A capacitação, que vai discutir temas relevantes nas áreas de controle interno, transparência pública e combate à corrupção, teve início nesta segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26).

A programação abrange as temáticas de Licitações e Contratos, Auditoria de Benefícios Previdenciários e Gestão de Pessoas, Obrigação dos Gestores Junto ao TCE, Ouvidoria e Transparência Pública, Orçamento Público e Contabilidade Pública, Gestão de Riscos e Auditoria no âmbito municipal. A capacitação é ofertada pela Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), do TCE-PB, sob coordenação do Conselheiro Marcos Costa.

A ministração do curso está sendo realizado por servidores com vasta experiência na esfera pública. “As atividades de Controle Interno, em sentido amplo, requerem um conhecimento técnico e, para que sejam efetivamente executadas, é necessária formação qualificada e específica. Nesse sentido, a ECOSIL é a única escola de governo na Paraíba apta a operacionalizar a realização de cursos nas áreas que envolvem a temática de controle interno, auditoria, fiscalização, transparência e combate à corrupção”, comenta o Controlador-Geral do Município, Severino Queiroz.

A realização do curso contou com a colaboração do presidente do TCE-PB, Dr. André Carlo Torres Pontes, que apoiou integralmente essa iniciativa da CGM. “Os conhecimentos aprendidos vão fortalecer a atuação dos novos servidores, contribuindo para que a gestão tenha seus recursos públicos aplicados da melhor forma possível. A Prefeitura de João Pessoa demostra seu comprometimento com o bom uso do recurso público, por meio dessa ação de formação”, disse a controladora do município, Regina Santos.