TRT reúne profissionais para falar dos direitos de crianças e adolescentes. Evento aconteceu em Sobrado com a participação de 150 profissionais

Por - em 217

Cerca de 150 conselheiros tutelares e profissionais ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente do município de Sobrado e de outras cidades da região do brejo paraibano foram reunidos na manhã desta sexta-feira (26) para a apresentação do projeto estratégico do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), “Fortalecer a Política de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente”.

O tema foi apresentado pelo servidor do TRT13, Wilson Quirino, que é gestor do projeto, com a participação do desembargador Edvaldo de Andrade, gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil na Paraíba e do prefeito de Sobrado, George Pereira Coelho.

O desembargador Edvaldo de Andrade, disse que “é nosso dever buscar cumprir os objetivos desse do projeto estratégico do TRT. Estamos oferecendo aos municípios informações fundamentais para que instrumentos como os Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente possam desempenhar suas funções com mais eficiência. O que nós pudermos fazer para garantir a criança na escola e longe do trabalho, não titubearemos”.

Dever cumprido

Segundo o servidor Wilson Quirino, a principal mensagem levada aos gestores e profissionais é que o TRT13 pode ser parceiro dos municípios paraibanos que queiram desenvolver as políticas que busquem o fortalecimento dos programas e projetos de atendimento à criança e ao adolescente. “Os gestores municipais têm compreendido que é fundamental o aproveitamento dessas informações que estamos levando, por isso, aonde temos ido, a presença é maciça, o que nos dá a grata satisfação de dever cumprido”, disse.

“Tudo começa no município e por isso somos gratos ao Tribunal do Trabalho pela iniciativa e disposição de nos oferecer essa parceria, com a partilha de conhecimentos sobre o fortalecimento das políticas de atendimento aos direitos da criança e do adolescente. Graças a Deus temos desenvolvido um trabalho eficiente nesta área no município, ação que fica mais rica com essa iniciativa do TRT. O Tribunal mostra que, além da sua missão de julgar, exerce esse papel cidadão de informar e, consequentemente, prevenir”, disse o prefeito de Sobrado, George Coelho.

O encontro aconteceu na Escola Municipal José Antônio, que fica no conjunto Paulo Rolim e teve a participação especial do grupo de teatro “Justiça em Palco”, do TRT, que apresentou a peça “Trabalho Infantil: Apague essa ideia”. No elenco os servidores Tibério Paiva, Ana Cláudia Viana, Evanize Mormitsu, Kylza Lima e Carlinhos Telles.

O projeto tem como patrocinador o juiz Francisco de Assis Barbosa Júnior, substituto da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa.

Meta principal

O município de Cabaceiras será o próximo a receber a ação do projeto. No final deste ano acontecerá um Seminário em João Pessoa, que servirá como complemento a todos os encontros. São Bento foi o primeiro a receber o projeto, mas a meta é atingir os 223 municípios da Paraíba.

José Vieira Neto e Jaquilane Medeiros