Outubro Rosa

Por - em 111

O movimento internacional, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o   mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas. O autoexame, aquele realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado.

Na Paraíba, estimam-se 880 casos novos de câncer de mama para o biênio 2018-2019, de acordocom Instituto Nacional de Câncer – INCA/MS.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, além da mamografia, todo o tratamento do câncer de forma gratuita. Cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica são as modalidades do tratamento.

A prevenção deve ser feita através de hábitos de vida saudáveis.A prática de exercício regulares, alimentação adequada e manutençãodo peso dentro do que é indicado pelos profissionais de saúde são algumas das formas de se prevenir.

“PREVINIR-SE É A MELHOR MANEIRA DE LEVAR UMA VIDA COR-DE-ROSA”